domingo, 12 de janeiro de 2014

CACTO ESPINHOSO NÃO DECORA GABINETES


Flor do cardeiro na fazenda Residência - Santana do Matos/RN
Meados de Janeiro e os indicadores para chuvas no Nordeste são desanimadores, aliás, confirma-se as previsões dos especialistas onde as observações populares são assuntos do dia com exemplos e presunções pessimistas e otimistas. São visíveis as mudanças constatadas na região. Pontos com inicio de desertificação, desmatamento generalizado da flora em locais onde o corte da jurema e queima do xique-xique contribuem para o processo de mudança. Temperatura elevadas, clima com oscilações nos períodos diurnos e noturnos já sinalizam necessidades de comportamento e novos costumes da população.
Algumas chuvas ponteadas não animam, caracteriza até mais uma “Seca Verde” no interior do Estado do Rio Grande do Norte. Isso significa migração em massa da população para as cidades, principalmente para a capital. Isso significa centenas de pessoas, pais de famílias em busca de trabalho e/ou atividade esporádicas, incertas. Todos eles expostos, presas fáceis a serem usadas como instrumentos disponíveis ao tráfico de drogas com opções direcionadas ao mundo do crime. Consequências evidentes e esperadas de um sistema corrupto, uma nação sem comando, sem segurança onde as políticas públicas são planejadas, mas, suas ações não chegam aos verdadeiros necessitados. Milhões e milhões de reais são liberados e direcionados pelos planos PAC X, Y ou Z onde os reais benefícios chegam como se fossem chuvas de verão.

PARA NÃO DIZER QUE FAÇO CRÍTICAS AOS CORRUPTOS


Carros-pipa retirando água do açude Itans em Caicó 

FOTO: João Paulo Amaral
"O ato de corrupção é um gesto de perversão da ética do poder e da ordem jurídica". - Alguém disse isso. Mais objetivo cito exemplos da prática explícita das atividades da Industria da Seca na região central do Estado. Ao abastecer as cisternas da zona rural, o sistema recorre até ao Exército Brasileiro onde são definidas as transparências no cadastramento e nos critérios para os benefícios. Com os dados em mãos começa a discriminação por parte dos executivos e supostas lideranças, discriminando pessoas por posicionamentos político partidário. Uma prática constatada por todos, é só pesquisar. 350 Milhões de reais, disse, R$ 350.000,00 (Trezentos e cinquenta milhões de reais) serão liberados pelo PAC para construção de uma barragem em Jucurutu. Sem dúvidas, será uma grande obra com benefícios localizados. Muito dinheiro para inundar quilômetros a montante do rio, encostas acima sem aproveitamento ou benefícios diretos aos locais onde concentra as populações.
Um novo Gargalheiras. Arriscaria dizer que o projeto vai ser uma vertente promissora da Industria da Seca com muitos dividendos para os bolsos corruptos. Arrisco ainda a dizer que seus custos chegaria a um terço da verba a ser liberada e que outros dois terços poderia se perfurar poços em todos os sítios da região Central, colocar dessalinizadores em todas as comunidades e ainda sobrava dinheiro pra as passagens aéreas. Alguém tem dúvidas sobre essas afirmações? É muito simples, acompanho a instalação de um dessalinizador em Santana do Matos onde parte das despesas foi feita com recursos próprios da prefeitura, concluindo que decisão, vontade política e determinação faz a diferença.

ÁGUA SUSPEITA PARA CONSUMO HUMANO
Além do registro em todas as residências e sítios sabemos que existe uma pauta de manutenção e critérios a serem cumpridos no tratamento do produto por parte da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) ou sob sua responsabilidade. A qualidade do serviço foi questionada por mim em programas de rádio nas FMs Cabugi Central de Angicos e FM Cidade de Fernando Pedroza quando citei os tanques que utilizavam os carros pipas, alguns sendo reutilizados, pintados externamente, geralmente adquiridos em sucatas onde eram expostos a muitos anos. Colocados em carrocerias de caminhões transportam o produto onde seus anteparos internos estavam sendo dizimados pelo ferrugem há muito tempo. Alguns com um fator agravante: foram abandonados pela vida útil empregada em transportar produtos químicos e substituídos pelas condições de validade. O assunto gerou uma reportagem de Televisão a nível nacional e até agora nada foi feito ou corrigido.

Cactos sem espinhos são mutações da flora, conceitos e ações de um país submisso por atos de governo, omissões e empenho de milícias fascistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário