segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

BOATO SOBRE DIREITOS AUTORAIS VOLTA A ENGANAR USUÁRIOS DO FACEBOOK


Você postou em sua Timeline do Facebook o aviso anunciando sua propriedade de direitos autorais sobre todos os conteúdos? Você já viu outros de sua rede social postando tal publicação? Se você ainda não o fez, nem se incomode. É uma farsa.

Não é nem mesmo uma pegadinha nova. É o ressurgimento de uma brincadeira antiga na qual muitos usuários caíram no início deste ano, quando o FB se tornou uma empresa de capital aberto. O boato anterior sugeria que a mudança de uma empresa privada para uma pública mudaria as regras do acordo de privacidade de alguma forma e colocaria suas mensagens e fotos em risco, a menos que você postasse uma declaração que estabelecia sua propriedade de direitos autorais. No "novo", lê-se: "Em resposta às novas diretrizes do Facebook, declaro que meus direitos autorais estão ligados a todos os meus dados pessoais, ilustrações, pinturas, escrita, publicações, fotos e vídeos etc. (como resultado da Convenção de Berna )”.

Texto não faz a menor diferença no uso da rede social

Ela prossegue afirmando que o consentimento por escrito é necessário para o uso comercial de qualquer parte do conteúdo listado, e dirige outros usuários da rede social a seguir o exemplo e postar o mesmo aviso em sua própria linha do tempo para proteger o conteúdo de violações de direitos autorais. É tudo falso. Robert Scoble, um ícone de mídia social, expressou sem rodeios seus pensamentos sobre a farsa para seus 434 mil assinantes. "Se você está postando sobre direitos autorais no Facebook e não fez uma pesquisa antes, é um idiota."

A privacidade do FB é fonte frequente de debate e controvérsia, e a rede social não é sempre a melhor administradora dos direitos de privacidade. Apesar disso, o Facebook fornece um conjunto diversificado de controles de privacidade, e permite aos usuários escolher onde e como a maioria das atualizações de status, fotos, e outros posts é compartilhada.

Antes de reclamar sobre privacidade - ou a falta dela - na rede social, certifique-se de, pelo menos, ter tempo o suficiente para explorar os controles de segurança disponíveis para você. E, antes de copiar e colar, ou encaminhar qualquer coisa, siga sempre o conselho de Scoble e faça um pouco de lição de casa primeiro.
F:meupalco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário