quarta-feira, 13 de junho de 2012

AÇÕES DE MEIO AMBIENTE SÃO APRESENTADAS EM ESTANDE DO RN NO NA RIO+20


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte apresenta em seu estande da Rio+20, montado no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro, de hoje (13) até o dia 24 de junho, suas ações na área de sustentabilidade e meio ambiente. As atividades desenvolvidas por diversas secretarias e órgãos da administração indireta estarão em exposição para os mais de 10 mil visitantes diários que passarão pela feira.
O visitante do estande pode conhecer o turismo sustentável em áreas como o Parque das Dunas Jornalista Luís Maria Alves em Natal e os Parrachos na praia de Maracajaú. Estas áreas, assim como outras no Estado, são de interesse turístico, mas antes de tudo, são de preservação e atendem a critérios de convivência sustentável e são administradas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).
Ações do rio "Cobra" estarão no estande do RN  - Foto: Marland Brito
Na área de combate a desertificação, o projeto do Rio Cobra, desenvolve ações importantes de convivência no semiárido como renques e barragens subterrâneas. Este projeto atende a moradores da região do Seridó do Estado, por meio do Programa Semiárido Potiguar (PSP), financiado por convênio entre o Governo do Estado através  da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Banco Mundial.
O Rio Grande do Norte também possui um trabalho inovador com a Câmara de Sustentabilidade e Meio Ambiente para a copa 2014 coordenada pela Procuradoria Geral do Estado. Esta Câmara é referência para outros Estados por estar com as discussões adiantadas com relação a eixos temáticos específicos de preparação para receber a copa de forma sustentável. Esta Câmara é composta por mais de 60 instituições das diversas esferas de Governo, de entidades de caráter público e privado e da sociedade civil organizada.
Outras ações importantes são o Caatinga Viva que tem parceria do Governo do Estado através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para reuso de esgotos. Outro importante projeto de boa convivência na permanência do homem do campo é o projeto de Saneamento Rural, que leva água para a zona rural e dá autonomia às comunidades em gerir seus próprios sistemas de abastecimento. Os investimentos em energia eólica que fazem o Estado despontar nesta área também são destaques em ações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC).
O artesanato do Rio Grande do Norte é uma atração a parte. A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Sethas) mostrará em uma exposição às peças mais representativas dos artesãos potiguares. A Secretaria Estadual do Turismo e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) estarão presentes dando mais informações sobre o turismo do Estado. A cultura potiguar também estará sendo divulgada entre os visitantes da Rio+20.
F: AssImp SEMARH

Nenhum comentário:

Postar um comentário