segunda-feira, 22 de novembro de 2010

MACUNAIMAS CONTINUAM NOSSOS HERÓIS LEVANDO VANTAGENS EM TUDO


Macunaímas brasileiros esculhambam os cerimoniais

Assistindo Macunaíma, o filme baseado na obra de Mário de Andrade, interpretado pelo ator Grande Otelo no cinema, deduzimos a visão cultural que tinha o autor na época, sobre valores, cultura, heroísmo e heróis. E sua obra Macunaíma, expôs nossa brasilidade, desprovida de responsabilidades. O conhecido personagem é identificado como nosso herói sem nenhum caráter. Atualmente são centenas deles, transformados e evoluídos durante décadas com novos trejeitos, facilitados pelo Jeitinho brasileiro, vantagem em tudo etc. Agora miscigenados e alfabetizados contestam tudo, comparam e argumentam novos conceitos e valores. Os nossos Macunaímas estão presentes na vida real, naturalmente preservados e multiplicados pela deficiência do nosso processo educativo.

Um exemplo simples são pessoas incorporadas ao nosso herói que não creditam ou acham que não vale a pena a sanção da Lei nº 12.031/09, que determina a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nos estabelecimentos públicos e privados do ensino fundamental, observando-se o comportamento, postura, gestos e predisposição ao cerimonial.

Existiu um tempo onde a prática de hastear/arrear bandeiras, ( nacional, estadual ou municipal ) eram acrescidas de cantos correspondentes aos estandartes. Todos em solenidade, perfis alinhados e bem vestidos, retratavam, não só a postura corporal, era uma lição, uma mensagem de valores, de conscientização e responsabilidades assumidas, um combate através da educação aos macunaimas. O destaque maior era espontâneo, por impulsos automáticos e conscientes quando as crianças, os jovens ou adultos colocavam a mão direita sobre o peito, simbolizando uma opção “de coração” durante o  hasteamento da bandeira ou pelos claves em sinfonia do seu hino.

Gestos de respeito aos cerimoniais que apresentam símbolos nacionais certamente tornam as pessoas mais conscientes sobre sua cidadania, resgatando assim, conceitos sobre pátria, símbolos e atitudes. Comportamento esse, hoje não praticado por muitos por acharem que isso são “coisas de milico", criticadas e exacerbadas no período da Revolução – ditadura - governo ou regime militar - como queiram as concepções políticas de cada um.

Os norteamericanos se orgulham do sentimento pátrio que tem e demonstram com sastisfação. Todos são doutrinados desde a infância. Suas bandeiras são vistas e hasteadas em muitos lugares e em muitas casas, o hino é sempre cantado com orgulho e entusiasmo. Exageros a parte, podem ser confundidos como “patriotada” nacionalista que levam à críticas, isso a eles não incomodam, parece até aumentar o respeito e reverências aos símbolos da Pátria. No Brasil os macunaímas andam esculhambando tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário