sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

ADUTORA CENTRAL CABUGI ADOTA RODÍZIO PARA ABASTECER CIDADES DA REGIÃO CENTRAL DO RN

Caern fará teste limitando distribuição de água pela adutora Sertão Central Cabugi
A partir da terça-feira (12), as oito cidades abastecidas com água pelo sistema adutor Sertão Central Cabugi serão atendidas através de rodízio. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) constatou que esta é a melhor forma de contribuir para que o produto tenha pressão suficiente na rede a fim de beneficiar as localidades mais distantes, como Riachuelo, e atingir também as partes mais altas dessas cidades. O rodízio será feito, de forma experimental, com a suspensão do abastecimento durante dois dias, das 6h da terça-feira até 6h da manhã da quinta-feira, para Angicos, Fernando Pedroza e Pedro Avelino, enquanto o fornecimento acontecerá normalmente para as cidades de Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos, Riachuelo, Pedra Preta, Jardim de Angicos, além do distrito Cachoeira do Sapo e comunidades rurais.
O sistema adutor Sertão Central Cabugi tem 204,2 quilômetros de extensão que começa com a captação de água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, através do canal do Pataxó que mede oito quilômetros, em Itajá. Com o rodízio, os técnicos pretendem economizar durante dois dias, 230 mil litros/hora dos 500 mil bombeados desde a captação, para distribuir entre as demais (05) cidades e comunidades ao longo da adutora. Para que a água chegue ao destino, a Caern utiliza Estações Elevatórias, começando em Itajá na Estação de Bombeamento (EB-1) e transmite para EB2, em Angicos e em seguida à EB3 em Lajes, no pico do Cabugi.
Parceria
O gerente regional Ricardo Cesar Marinho, informou que a Caern vem trabalhando em parceria com o Instituto de Gestão das Águas (Igarn), órgão responsável pelo controle da distribuição da água, a fim de inibir o desperdício na distribuição para irrigantes e usuários que utilizam o produto sem controle. Marinho considera as ligações de água feitas ao longo do canal do Pataxó, para irrigantes, como um dos principais motivos da necessidade do rodízio. Além disso, a partir desta sexta-feira (08), funcionários da Caern fiscalizarão a rede 24h por dia, de forma a garantir as determinações relativas ao rodízio.
Para Ricardo, as medidas adotadas pela Caern e Igarn, associadas ao uso racional da água pelos consumidores, podem minimizar os problemas de interrupção no fornecimento do produto quando o Rio Grande do Norte atravessa o maior período de seca dos últimos 100 anos.
Fonte: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário