segunda-feira, 26 de outubro de 2015

IDEMA PARTICIPA DE SEMINÁRIO BRASIL MAIS SIMPLES PROMOVIDO PELO SEBRAE RN


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), como parceiro da Redesim, participa do Seminário Brasil Mais Simples promovido pelo Sebrae RN e que acontecerá nos próximos dias 28 e 29 de Outubro, no Hotel Holiday Inn Natal, no bairro de Lagoa Nova. Durante dois dias, serão discutidos assuntos relacionados à desburocratização no ambiente dos pequenos negócios. O evento ocorre pela primeira vez no estado e deverá reunir empresários, gestores e agentes públicos. As inscrições são gratuitas.
Uma ampla programação foi desenvolvida para debater e alinhar assuntos voltados à simplificação de procedimentos relacionados à formalização, registro e licenciamento de negócios.

Na quarta-feira, 28/10, o Diretor Geral do Idema, Rondinelle Oliveira fará uma palestra sobre o Sistema de Licenciamento Eletrônico (SISLIA), criado em parceria com o Sebrae RN. O sistema permite que o microempresário solicite a liberação de licenças pela internet. A ferramenta eletrônica começou a operar em junho desse ano e por meio dela já foram emitidas 55 licenças e quase 20 dispensas de licença.

O evento também trará oficinas temáticas para os participantes. Entre elas, está a ‘Apresentação de experiências exitosas (casos de sucessos) do Corpo de Bombeiros de alguns estados’, ‘Desafios e Perspectivas das VISAS na Regulação e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária e Integração dos Serviços com a Redesim’, ‘A importância do Licenciamento Ambiental e Urbanístico para os Pequenos Negócios’ e ‘Importância da Junta Digital e os tipos de empresas registradas e o cooperativismo’.

O ápice do seminário será a discussão sobre a importância da implantação da rede em todo o território potiguar, uma vez que parte dos municípios do RN ainda não aderiu a plataforma como ferramenta para diminuir o tempo de abertura de uma empresa, por exemplo. A expectativa é que até 2017, todas as cidades utilizem a plataforma, e que o empreendedor e possível empreendedor realize procedimentos, como abertura, alteração e fechamento da empresa em até três dias. Tudo via internet.

Além do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), são parceiros da Redesim o Corpo de Bombeiros, Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sobre a Redesim

A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, fechamento, e emissão de alvará de funcionamento com a entrada única de dados e documentos, além da troca de informações entre os órgãos que participam da formalização, por meio de sistemas integradores de bancos de dados, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia e o tempo para as formalizações dos pequenos negócios.

Essas diretrizes estão reunidas no programa Bem Mais Simples Brasil, lançado em fevereiro deste ano para melhorar a eficiência da gestão pública no cumprimento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e da implementação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Seminário Brasil Mais Simples

O Seminário Brasil Mais Simples acontecerá dias 28 e 29 de Outubro no Hotel Holiday Inn Natal, na Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova. No horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas. Mais informações pelo telefone 0800-570-0800.
F: AssCom Idema

Nenhum comentário:

Postar um comentário