sexta-feira, 15 de maio de 2015

TOMBAMENTO DO CAJUEIRO DE PIRANGI É DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Câmara dos Vereadores de Parnamirim realizou hoje uma audiência pública para discutir a proposição de tombamento do “Maior Cajueiro do Mundo”, localizado na praia de Pirangi, litoral sul do estado. Estiveram presentes, representantes da sociedade civil, organizações não governamentais, Amopin, representantes da Prefeitura de Parnamirim e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Pedro Leitão, coordenador do Núcleo de Unidades de Conservação (NUC), compareceu como representante do Idema.

Durante a audiência, foi feita uma retrospectiva histórica do Cajueiro e ressaltada a importância dele, não só para a questão ambiental, como social, econômica e cultural. Foram expostos motivos e pontos a serem discutidos  para o tombamento da área da árvore e o que deve ser feito com a região que contorna a árvore. Os participantes concordaram que o tema ainda deve ser bastante discutido, mas todos concordaram com o tombamento.

Para o coordenador do NUC, Pedro Leitão, é de interesse do Idema manter preservado o maior cajueiro do mundo, inclusive de transformá-lo em uma Área Protegida Estadual, segundo lei complementar nº272.

"Ao criar essa área protegida, será definido um plano de manejo ambiental, que determinará normas a serem cumpridas em relação à poda do cajueiro, descaracterização da árvore e manejo ambiental," afirmou.

F: AsCom Idema/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário