terça-feira, 5 de maio de 2015

FERRAMENTA ONLINE AGILIZA COMUNICAÇÃO ENTRE IDEMA E EMPREENDEDORES

Para garantir agilidade na comunicação com os empresários e empreendedores, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, conta com a ferramenta “Comunica”, funcionalidade do sistema de licenciamento ambiental informatizado. A ferramenta foi criada em 2011, mas vinha sendo pouco utilizada. Como forma de priorizar a transparência nas suas ações e trabalho e facilitar a comunicação entre empreendedores e técnicos, a atual gestão do órgão realizou uma reformulação no Comunica, visto a sua importância, e está informando aos empreendedores que a mesma está em funcionamento 24 horas. Por meio dela, é possível acompanhar os processos de licenciamento de forma mais rápida e segura.

O IDEMA nessa nova gestão está apostando no uso contínuo da ferramenta pra agilizar a demanda e finalizar o uso de correspondência enviada por correios, que além da demora em atendimento, gera um custo elevado, com muito retorno de AR dos correios,” afirmou Maria do Carmo Clemente, Coordenadora de Meio Ambiente.

A ferramenta deve ser acessada pelo site do órgão, o
www.idema.rn.gov.br, ao lado esquerdo da página principal, abaixo do link “serviços” é possível visualizá-la. O empreendedor recebe a senha de acesso no momento em que abre o processo, caso ainda não tenha a senha, é preciso ir até a Central de Atendimento do IDEMA, para cadastrar o e-mail para onde as correspondências serão enviadas. O sistema permite ainda que sejam tiradas dúvidas das providências solicitadas.

Ao técnico do IDEMA, cabe a responsabilidade de enviar as solicitações e responder aos questionamentos. Para garantir ainda mais segurança, as informações trocadas entre empreendedor e técnico são auditadas e ficam gravadas no sistema. Elas podem ser acessadas em caso de dúvidas.

Quando um empreendedor entra com pedido de licença ambiental e nós do IDEMA solicitamos documentos extras ou complementares ao projeto, é emitida uma solicitação de providências. Antes do Comunica, essa solicitação era enviada pelos Correios e nós tínhamos muitos problemas com a entrega desses documentos, muitos continham endereços errados e não chegavam ao destino certo, sem falar também nas despesas com papel, postagem, etc”, afirmou Vera Lúcia Cavalcanti Bezerra, Coordenadora da Central de Atendimento do Idema.

A Central de Atendimento funciona na avenida Nascimento de Castro, na sede do órgão. O local, também foi reestruturado para atender ao público com presteza e transparência.

F: AssCom Idema/RN

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