segunda-feira, 11 de maio de 2015

" CHEGOU A HORA "


Repórter grávida faz série de reportagens sobre o parto

Repórter grávida faz série de reportagens sobre o parto

Grávida de 36 semanas, a repórter Heloisa Guimarães, da INTERTV CABUGI, afiliada à REDE GLOBO em Natal, estreou hoje uma série de reportagens em que ela também se inclui como personagem. Com ajuda de outras gestantes e profissionais da saude, a jornalista fala sobre o assunto que mais lhe interessou nos últimos 9 meses: o parto.
"Nesse período eu busquei informação sobre tudo o que envolve a gestação, mas sem dúvidas, o tema parto, nascimento, era o que me causava e ainda causa mais curiosidade", confessa a repórter, grávida do primeiro filho.

Na reportagem que abriu a série CHEGOU A HORA, exibida hoje no Bom Dia RN, Heloisa conversou com a obstetra que a acompanha desde o início da gestação sobre a escolha do parto. A médica Patricia Fonseca explica que a cesariana salva muitas vidas, porém, o parto normal, ainda é o mais saudável para mãe e bebê.
Na rede pública, os médicos só partem pra cesariana, em que o bebê é retirado do útero da mãe, quando há algum tipo de risco. Já na rede privada, é possível agendar a cirurgia, o que não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A OMS recomenda até 15% de cesarianas. No Brasil, esse índice é de 40% na rede pública e 84% na particular. Números superiores aos dos Estados Unidos e Europa, onde a média de cesarianas é de 30%.

Nas próximas reportagens, Heloisa fala sobre o parto humanizado, uma corrente que defende mudanças nas práticas obstétricas brasileiras; o parto domiciliar, tendência adotada por gestantes que querem um parto ainda mais natural e sem intervenções e sobre as parteiras tradicionais, que ainda hoje ajudam mulheres a terem seus bebês.

A série, de três reportagens, será exibida até a próxima quarta-feira no Bom Dia RN, às 6h, e estará disponível também no g1.com.br/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário