sábado, 13 de setembro de 2014

SEM PLANEJAMENTO CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA DE ESPORTES É SUSPENSA EM SANTANA DO MATOS



A obra na comunidade de Santa Maria estava sendo construida colada a um Sítio Arqueológico, o que evidencia falta de planejamento, motivada por pessoas sem respaldo legal ou interesses afins

Fotos: Rosivan Fotografias



  COMUNICADO A ROSIVAN E A COMUNIDADE DE SANTA MARIA
" Rosivan - com referência ao nosso contato telefônico, acho conveniente agora de público postar o que conversamos sobre o assunto, onde trocamos pontos de vista comedidos e ponderados. Falo sobre a suspensão da construção da quadra de esportes na comunidade. Sempre concordei e divulguei que as comunidades da zona rural deveriam se unir, pleitear, trabalhar e batalhar por seus direitos, visando sempre o bem estar e progresso. Neste aspecto e visão vem se destacando Santa Maria nos últimos anos.
Sobre o fato, repito o que disse e que sirva para a reflexão de todos: "Tem mal que vem para o bem". Aqui coloco os dois segmentos que contribuem para o desenvolvimento sócio cultural, físico e mental daquela população:  falo dos Sítios Arqueológicos que expressam a cultura de nossa gente e do importante e necessário espaço esportivo como uma Quadra de Esportes.


O que aconteceu foi simplesmente falta de planejamento. Simplesmente isso. Ninguém capacitado ou com visão dos interesses da coletividade, talvez só, exclusivos da "políticagem" se propôs a iniciar a construção sem planejar, sem questionar as dificuldades, sem definir o local de direito, sem definir origem das receitas, agravado pela falta de responsabilidade das iniciativas tomadas. A construção de um espaço esportivo envolve tudo isso e muito mais, sendo de suma importância a união de todos, força de vontade da população com suas reivindicações, empenho da comunidade e a vontade política dos governantes quando disponibiliza recursos adquiridos ou disponíveis para a construção.


As falhas que levaram ao impasse e oficialmente o embargo pelo  ( IPHAN ) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tem respaldo exatamente por nada ter sido analisado, programado ou projetado. A princípio notamos a predisposição de alguns em aparecer nas redes socais, como se fosse o pedreiro, o construtor, desprezando e retirando a força do conjunto, da comunidade. O caminho não é esse. Foi construído recentemente uma capela na própria comunidade onde houve a participação, até certo ponto significativa de alguns cidadãos, muito deles no anonimato e não desejaram ser citados como construtores da obra. A construção da quadra deve continuar, respeitando-se o espaço do órgão estadual (IPHAN) e deve ser concluída com o apoio de todos e sem referências que alguém é o pai da criança, desde que retome-se a organização e ao planejamento. O caminho é esse.

Santana do Matos é o município do estado do Rio Grande do Norte com o maior número de sítios arqueológicos catalogados pelo IPHAN onde os alunos da rede escolar municipal e universitários visitam periodicamente

FALHAS TÉCNICAS E NECESSIDADE DE ORGANIZAÇÃO E UNIÃO

Primeiro não houve doação do terreno a prefeitura para construção das instalações públicas que seriam erguidas e ao mesmo tempo utilizar máquinas da prefeitura. Diz a Lei - toda e qualquer obra em terrenos particulares que envolva máquinas ou dinheiro dos cofres públicos é necessário um termo de doação do terreno, da área envolvida, doação essa a prefeitura ou ao Estado. Acredito que esse não seria o problema, todos os herdeiros do terreno fariam a doação. A falha maior foi não ter sido respeitado o sítio arqueológico, sendo a construção ao lado, praticamente colada, dificultando até o acesso. Local esse já cadastrado pelo IPHAN, a princípio já considerado local de preservação ambiental e protegido por Lei. O problema se agrava por existir  no local um pequeno altar onde alguns religiosos respeitam e visitam.

Que todos os esforços sejam convergentes para a solução e construção dessa "Quadra de Esportes", que um olhar vislumbre esse sonho, sonhado, contido nas expressões coletivas ou isolada do flagrante desse adolescente. Que seja um futuro mais promissor e digno de nossos valores e de nossa gente.

RECURSOS PRÓPRIOS

Retiro tudo que disse se alguém assumir a construção do ginásio com recursos próprios, não isentando assim, a necessidade de apresentar o projeto a prefeitura  sem interferir nos interesses de preservação da cultura local, obedecendo as normas e postura de obras públicas, objetivos e fins. Sendo assim, em comum acordo para o bem da comunidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário