segunda-feira, 28 de julho de 2014

SEMARH APÓIA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA MONITORAMENTO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através do Programa de Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semiárido Potiguar (PSP) adquiriu recentemente 56 equipamentos de medição automática de nível de água subterrânea que serão instalados em poços que captam água nos principais aqüíferos do Estado.

Essas unidades permitirão o Monitoramento Integrado, Qualitativo e Quantitativo de Água Subterrânea do Rio Grande do Norte. A Geóloga Paula Stein, consultora do PSP, explica que uma das principais vantagens desses equipamentos é a obtenção de dados automáticos, numa frequência a ser determinada pelo órgão gestor. Ela ressalta ainda que a grande maioria dos poços já vem sendo monitorados pela equipe da Semarh, entretanto, de forma manual e numa freqüência mensal. “Com essa aquisição teremos uma rede informatizada que nos proporcionará uma capacidade maior de planejamento da gestão dessas águas” disse Paula.

Nessa primeira etapa, serão monitorados poços que fazem captação nas águas do aquífero Barreiras (localizados nos municípios de Nísia Floresta, Arez, Tibau do Sul, Baia Formosa, Extremoz,Ceará-Mirim, Pureza, Rio do Fogo e Touros) e do aqüífero Jandaíra (localizados no município de Baraúna).

Antecedendo a instalação dos equipamentos, será executado nivelamento topográfico desses poços, além de pequenos reparos de forma a padronizar essas unidades. Essa ação também será realizada com recursos do PSP através da contratação de uma empresa executora. A empresa contratada deixará a unidade apta para a instalação dos equipamentos, que será realizada pela equipe da Semarh.

Entre os dias 10 e 11 de julho a equipe de consultores do PSP e Técnicos da Semarh realizaram treinamento com a empresa HOBECO, fornecedora dos equipamentos, no intuito de estar apta para instalação, programação e download dos dados medidos.

Estes equipamentos foram adquiridos através de financiamento do Banco Mundial por meio do Programa Semiárido Potiguar – PSP, acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte.
F: AssImp

Nenhum comentário:

Postar um comentário