segunda-feira, 7 de julho de 2014

ESCOLA EEAF ENCERRA PROGRAMA "ENSINO MÉDIO INOVADOR" COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PELOS ALUNOS

Na quarta-feira, 02 de Julho a Escola Estadual Aristófanes Fernandes em Santana do Matos encerrou o programa ProEMI – “Programa Ensino Médio Inovador” em clima de festa e confraternização.  Durante três meses foram ministradas oficinas com temas abrangentes que incentivaram a leitura, a pesquisa, questionando informações que levam a reflexão e ao discernimento com conceitos próprios motivados pela possível autoestima. Metodologias inovadoras que através de projetos de reestruturação curricular alcançam também o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento. Numa visão de macrocampos onde foram designados professores que coordenaram grupos com temas variados.


Abertura do evento
Composta a mesa pela diretoria da Escola e professores responsáveis pelas oficinas, a diretora Aurélia Avelino
agradece a todos que participaram do programa e com a palavra facultada, Dutra Assunção como convidado a compor a mesa fez suas colocações sobre a importância do programa, destacando a Escola Estadual Aristófanes Fernandes na rede Estadual pelos resultados obtidos por alunos em concursos nos últimos anos, sinalizado assim, eficiência no processo Ensino X Aprendizagem da instituição.

Agradecendo o convite e sentindo-se honrado, analisa a iniciativa da escola em ouvir um titular de site, um avanço -  um posicionamento de independência, característica dos estabelecimentos de ensino em que suas diretorias são eleitas pelo o universo escolar de cada escola. “O exemplo deveria ser seguido pela rede de ensino municipal onde deveria estender ações mais democráticas e eficientes ao setor, desvinculando-se de posicionamentos político partidários.

Essas conquistas traduzidas por expressões, reivindicações e autoestima aos profissionais e funcionários do setor valorizavam o sistema”. Citou também - “a importância  do programa onde desenvolveu temas com metodologias inovadoras que certamente contribuirão na formação desses jovens, destacou a criação de um Jornal interno na escola, relembrou da disponibilidade da página eletrônica do estabelecimento onde poderia muito ser utilizada por todos como uma ferramenta de informação e divulgação dos nossos valores, dificuldades, eventos, elogios e reivindicações. Fez  uma observação quanto a ausência dos pais no evento, também responsáveis diretamente pelo desempenho dos alunos, consequentemente pelo melhor aproveitamento do processo  educacional".  Uma frase escrita na área de lazer da EEAF resume com profundidade todo e qualquer universo escolar.  
                                  
                                                                                   
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes no ambiente escolar, buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico. Atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Alunos coordenados pela professora Joana Darc apresentaram temas, práticas e conceitos relacionados ao respeito, discriminação e socialização
1 - Integração Curricular  - Professora Joana Darc Bento.
Diversidade na escola e seu papel social - destacando como meta de trabalho, instigar os alunos a melhorar o relacionamento social no âmbito escolar e nos demais ambientes de convivência diária. Já que, observamos que há um desrespeito enorme com os gêneros sexuais e as raças que compõem a sociedade brasileira hoje.


Prof Erismar Virgem destacou várias experiências laboratoriais apresentadas em anos anteriores por alunos da EEAF

2 - Iniciação Científica e Pesquisa - Professor Erismar Virgem.

Objetivou despertar a vocação científica e incentivar novos talentos para área de pesquisa e desenvolvimento de artigos científicos com experimentos laboratoriais que serão mostrados nas feiras de ciências do país.
3 - Leitura e Letramento - Professora Livramento Macêdo.
Propôs condições para que os educandos compreendam os vários gêneros textuais que circulam socialmente.
Rômulo Gomes
 
 4 - A Cultura Estrangeira  - Rômulo Gomes.
Desenvolveu atividades que proporcionaram aos educandos a aquisição e ampliação dos conhecimentos da cultura estrangeira.

A equipe ProEMI 2014 - Em pé:  coordenadora da Escola Ladyjane,  diretora Aurélia Avelino, Wellligton Avelino e Erismar Virgem. Agachados da Esq para Dir - Canindé Assunção, Joana Darc, Assis Brafa, Maria do Livramento, Radson, Eliene Mendes e Rômulo Gomes

5 - Cultura Corporal  - Eliene Mendes

Oportunizar aos estudantes do Ensino Médio conhecimentos a cerca de atitudes saudáveis e a sustentabilidade do meio ambiente.


6 - Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias  - Assis Braga.
Desenvolveu atividades utilizando os meios de comunicação e de mídias para melhorar a escrita e a leitura dos alunos, além de proporcionar conhecimento sobre os próprios equipamentos e formas de se fazer comunicação.  Como resposta exemplificada os alunos criaram um jornal impresso com circulação ao universo escolar da instituição.

A dupla de alunos Luiz Felipe e Lídia  Emanuelle simulam uma edição do jornalismo local, uma criação e versão a dupla famosa
William Bonner e Fátima Bernardes 

Dutra Assunção ladeado pelas professoras Maria do Livramento, Diretora da EEAF Aurélia Avelino, Welligton Avelino, Assis Braga e o aluno Luiz Felipe

Alunas apresentam dança folclórica Carimbó de origem indígena com adaptações instrumentais e muito divulgada em Belém do Pará
Aluno apresentando trabalho

Grupo de alunos fazem apresentações de trabalhos

Giliarde participou das oficinas Iniciação Científica - No trabalho demonstra o projeto de uma Lixeira Inteligente

Oficinas oportunizaram os alunos manuseio e conhecimento dos principais quadros e obras dos mais famosos pintores brasileiros

Professores Radson e Joana Darc com um grupo de alunos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário