terça-feira, 18 de março de 2014

SEMARH RECEBE MISSÃO DE SUPERVISÃO DO BANCO MUNDIAL

O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo recebeu na tarde de ontem (17), no auditório da Semarh, membros do Banco Mundial para a primeira reunião da missão de supervisão do Programa Semiárido Potiguar (PSP), que acontecerá até o dia 21 de março. A equipe do Banco estava formada pela Gerente do Projeto e Especialista em Recursos Hídricos, Paula Freitas, a especialista em Licitações, Etel Bereslawski, Marcelo Pereira, especialista em Infraestrutura, Agnes Velloso, especialista em Meio Ambiente e Rodolfo Lacal, especialista em Águas Subterrâneas. Também participaram da reunião o Secretário adjunto da Semarh, Luciano Cavalcanti, a Coordenadora do PSP, Ieda Cortez e consultores do programa.
Durante os quatro dias de encontro, os especialistas do Banco Mundial, os consultores do PSP, Técnicos da Semarh e representantes de instituições públicas como CAERN e UFRN, além de colaboradores de empresas contratadas para executar obras e serviços através do contrato do PSP participarão de reuniões e visitas de campo, onde será apresentado o andamento das ações que estão sendo realizadas pelo programa, entre elas o Projeto Piloto de Recuperação da Microbacia hidrográfica do Rio Cobra e a Recuperação e modernização do Perímetro Irrigado de Cruzeta.
“Estamos fazendo um levantamento das atividades em andamento e um plano de ação para conclusão de todas as ações do Programa que está encerrando agora no final de março”. frisou a  gerente do Projeto no Banco Mundial, Paula Freitas.
 
Leonardo Rêgo ressaltou a importância da prorrogação do acordo de empréstimo entre o Estado e o Banco para um bom andamento e finalização de algumas obras estruturantes. “Já conseguimos obter alguns resultados concretos de ações realizadas pelo PSP e estamos solicitando uma nova extensão do convênio para finalizarmos outras obras importantes”, disse o Secretário.
 
Desenvolvido por meio de um empréstimo do Banco Mundial para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da SEMARH, o PSP é caracterizado por um conjunto de ações integradas que busca implantar um processo estruturado de intervenção na realidade local, com o objetivo de fomentar mudanças em regiões de reconhecidas escassez de água.
 
O PSP desenvolve diversas ações no âmbito de gestão das águas, com destaque para a ampliação de sistemas adutores, realização de estudos hidrogeológicos de aquíferos subterrâneos, recuperação de açudes, projetos pilotos com o uso de práticas ambientais, apoio à implantação e gestão de comitês de bacia, atividades de educação ambiental e implantação de novos sistemas de abastecimento de água em pequenas comunidades rurais.
 
F: AssImp Semarh

Nenhum comentário:

Postar um comentário