quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

EMATER VAI DISTRIBUIR PEIXES A 54 MIL FAMÍLIAS NO RN

A diretoria da Emater-RN, a coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta, e os coordenadores regionais da instituição no Rio Grande do Norte iniciaram o planejamento da compra e distribuição de peixe para a Semana Santa.
A ação acontece há cinco anos e faz parte do PAA, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que nessa época do ano adquire especialmente dos produtores de pescado, cuja demanda é ofertada à população abaixo da linha de pobreza nos municípios, garantindo o tradicional alimento da ceia religiosa. Em 2013, foram doadas 114 toneladas de pescado para 54 mil famílias, abrangendo 50 municípios do estado.
A diretoria da Emater-RN e a coordenação do Compra Direta solicitaram aos regionais uma planilha detalhada contendo a oferta de peixe em cada região, possíveis fornecedores e municípios a serem beneficiados com a entrega do produto. Eles devem enviar os dados até amanhã, 20 de fevereiro.
Das 10 regionais da Emater-RN, apenas Caicó e Currais Novos já anunciaram que estão sem pescado devido à estiagem. Durante o mês de março, a Emater-RN  divulgará o calendário de distribuição do produto e os municípios contemplados.  A Semana Santa este ano será em abril.
Segundo o coordenador do Compra Direta, Isaac Alves, existem critérios para aquisição do pescado: estes devem ser tilápias evisceradas (sem vísceras), pesar entre 400 e 700 gramas e ter como preço de referência R$ 7,00 o quilo.
Tilápias são produzidas em reservatórios
do RN e em outros estados - Foto Emater
Para a compra do pescado, serão aplicados em torno de R$ 500 mil, recursos remanescentes do convênio de 2010 com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A Emater-RN quer agilizar o máximo possível o processo de pagamento aos fornecedores e concluí-lo em  até 10 dias após a entrega do produto.
O diretor geral da Emater-RN, Flávio Azevedo, salienta que os fornecedores deverão se comprometer, através da assinatura de um termo, a cumprir com a oferta combinada, para que a população beneficiária não seja prejudicada. A Emater-RN também produzirá um termo de cooperação técnica a ser assinado pelas prefeituras municipais, para que se comprometam com o apoio logístico para a entrega do peixe.
F: defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário