terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O CÂNCER DA CORRUPÇÃO TAMBÉM PODE SER EVITADO, DEPENDE DE UM TRATAMENTO DE CHOQUE

O problema é secular, tornou-se cultural. A distribuição de água na zona rural dos municípios afetados pela seca configura-se como um exemplo de rendimentos da Indústria da Seca no Nordeste. Mesmo sabendo da qualidade do produto que ora recebe, onde o sistema envolve até o Exército Brasileiro, as comunidades são envolvidas pelos critérios do corrupto assistencialismo.

Os beneficiados por carros pipas, desde os envolvidos no transporte até os consumidores, já sabem das condições do produto. Reservatórios de subestações, tubulações, carros pipas reaproveitados de tanques que transportavam material inflamável, sem tratamento e manutenção, fazem parte como peças e comprovantes de ações criminosas ao oportunizar o precioso líquido, nessas condições aos necessitados. Recentemente foi divulgado como suposta denúncia a realidade como opera o segmento. O produto chega nas cisternas da zona rural dos municípios, exatamente como foi divulgado recentemente pela televisão.

A maioria dos carros pipas são equipados com tanques que estavam encostados como ferro velho a muitos anos, corroidos internamente pela ferrugem. Reaproveitados são pintados externamente e colocados nas carrocerias de velhos caminhões e liberados para o transporte. Uma prática com o aval de alguns gestores onde existe a troca, a condição de controle entre a necessidade, a ignorância, a pobreza e o sistema corrupto.

Seria muito fácil fazer um estudo comparativo com relação aos objetivos, tomada de decisões, ações e dados concretos sobre custo e benefícios. Como referencial citaria o município de Santana do Matos localizado na região Central do Rio Grande do Norte, terceiro em extensão no Estado onde tem manancial comprovado pelo alto índice de localização e perfurações de poços com índices de vazão satisfatória. O exemplo nos levaria a cálculos simples onde montantes gastos na região pelo segmento da Indústria da Seca, seria mais que suficiente para implantar um poço tubular em todos os sítios e vários dessalinizadores em locais adequados. O retorno em consequência desta mudança, seria uma nova qualidade de vida dessas populações, seria algo fantástico em diversas áreas, principalmente na área de saúde. Infelizmente, concluímos que seria um golpe ao sistema corrupto, uma perda para a Industria da Seca no Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário