sábado, 28 de dezembro de 2013

FESTA NATALINA EM ESCOLA DA ZONA RURAL EM SANTANA DO MATOS


Na sexta-feira, 20 de Dezembro, a professora Leliane Carvalho, reuniu na escola municipal Ten José Duarte Torres, localizada na comunidade de Residência em Santana do Matos/RN, os pais, mães e as crianças para juntos comemorar o Natal. Dutra Assunção há quatro anos que participa deste evento como convidado da professora. Praticamente todas as mães estiveram presentes, além de algumas pessoas do lugar. A festa prolongou-se até o final da tarde onde foram distribuídos cinco Cestas de Natal
(Café da manhã), vários presentes para todas as crianças, apresentação de uma peça teatral pelas crianças, brincadeiras, farta merenda a todos os presentes, iniciado por um delicioso salpicão, servido com arroz, cachorro quente, um belíssimo bolo e refrigerantes.
                                Dutra Assunção entrega cesta a professora Leliane


Agradecimento

Não poderia deixar de citar e agradecer em nome da professora Leliane Carvalho, o apoio recebido das Empresas – CAL – COMERCIAL APOLO LTDA e PADARIA SÃO MIGUEL, representados por seus empresários Antônio Felix (Felinho) de Coroas Limpas (CAL) e José Carlos Ferreira (Carlinho) Matriz Padaria São Miguel em Santana do Matos, os quais patrocinaram as cinco cestas natalinas, entregues a professora, a merendeira e três sorteadas as mães das crianças presentes. Um Kit feminino, uma bola e caixas de bom bom garoto foram ofertadas por anônimos.
 Sala de aula, rapidamente se transformou no salão de festas

Dutra Assunção fala para os alunos a importância da Festa de Natal, a necessidade de união das mães no universo escolar e citou o privilégio da escola em ser disponibilizado linha para Internet nos computadores há três anos ininterruptamente através da parceria entre o redacaocajarana.blogspot.com e edilimafreire.com.br

As crianças apresentaram um trabalho em painel fazendo alusão a semana natalina com a palavra NATAL em ACRÓSTICO para o convidado presente Dutra Assunção. 
Cartaz feito pelos alunos

Cinco cestas foram distribuidas

 Professora Leliane entrega cesta a uma mãe sorteada

Dutra Assunção também recebe lembrança das crianças
            
Natália Guimarães como convidada especial entrega cesta a mãe sorteada

 Crianças na fila para receber presentes

Dutra Assunção entrega cesta a mãe sorteada

 Crianças brincam no pátio de "Para a música, senta" sobra uma!

Dutra Assunção entrega cesta a Maria, a merendeira
 
Crianças apresentam peça Natalina
imaginem um encontro entre Jesus, Papai Noel e algumas crianças, assim o autor da peça criou a história:

DE QUEM É O NATAL?

Personagens:
Papai Noel ( vestido a caráter )
Jesus
Algumas Crianças ( umas 8,10; entre 6 e 10 anos )
 
Narrador
Jesus entra acompanhado de algumas crianças que proclamam o seu nome.
Algumas das crianças dizem ( uma de cada vez ):
Jesus, Jesus, filho de Davi.
É Jesus o nosso Salvador.
Hoje é natal, dia do nascimento de Jesus.
Ele é nosso Rei.
NARRADOR:
Há alguns milênios atrás, numa noite de natal, nascia o menino Jesus, aquele a quem Deus fez descer do céu e se fazer homem para morrer pelos nosso pecados. Através do seu sacrifício na cruz do calvário nós temos a vida eterna.
CRIANÇAS: Jesus, Jesus, filho de Davi!  Jesus, nosso salvador!
Então entra o Papai Noel tocando seu sino: Ouhh Ouhh Ouhh...
UMA DAS CRIANÇAS GRITA: É o papai Noel, é o papai Noel !
Então as crianças correm até o Papai Noel.
UMA DAS CRIANÇAS DIZ: Mas Jesus é o papai do céu !
PAPAI NOEL: Mas eu posso lhes dar presentes.
UMA CRIANÇA: Eu quero uma bicicleta.
PAPAI NOEL: Hoje é o meu dia crianças e de vocês são os meus presentes.
JESUS: Todos os dias são meus dias crianças e de vocês são o meu reino !
PAPAI NOEL ( sorridente ): Crianças, eu posso lhes dar uma linda casa.
JESUS: E eu posso lhes abrigar debaixo das minhas asas.
PAPAI NOEL: Eu posso lhes dar uma televisão.
JESUS: E eu posso lhes mostrar coisas grandes e ocultas que não sabeis.
PAPAI NOEL: Eu posso lhes dar um lindo sofá
JESUS: Mas só eu posso lhes dar o descanso.
PAPAI NOEL ( vai se irritando ): Eu posso lhes dar comida !
JESUS: Mas eu sou o pão da vida.
PAPAI NOEL: ( cada vez mais irritado e olhando firme para Jesus ): Eu posso lhes dar uma piscina.
JESUS: Mas, eu posso lhes fazer nadar pelo rio das águas que saem do trono de Deus.
PAPAI NOEL: Eu posso lhes dar diversos brinquedos.
JESUS: Mas somente eu posso dar a verdadeira alegria.
PAPAI NOEL: Eu viajei do Polo Norte até aqui, só por causa de vocês.
JESUS: E eu apanhei, fui crucificado e morto pensando em vocês.
PAPAI NOEL ( vai se entristecendo, no fundo reconhecendo que só Jesus é o Senhor ): Eu posso lhes dar a roupa de um super-herói
JESUS: E eu posso dar-lhes a armadura de Deus.
PAPAI NOEL:( quase que chorando ) Mas eu posso levá-los para a Disney.
JESUS: Mas só através de mim vocês podem ir para o céu e Ter a vida eterna.
UMA DAS CRIANÇAS: Desculpe papai Noel mas eu preciso de Jesus ( então corre até Jesus )
OUTRA CRIANÇA: Eu também preciso dele, desculpe-me ( então corre até Jesus ).
OUTRA CRIANÇA: Desculpe-me papai Noel, mas...
Então todas vão até Jesus.
JESUS: Aquele que não for como uma criança, jamais herdará o Reino dos céus.
PAPAI NOEL: (diz para Jesus)
Devo reconhecer que por mais que eu faça, jamais darei a qualquer criança, a alegria que tu podes dar.
Posso ir contigo também ?
JESUS: Mas é claro !
Então começam a se retirar e antes de sair o papai Noel diz para o público:
Natal não significa peru, presentes e nem árvores enfeitadas, natal quer dizer que nasceu aquele que pode nos dar a vida eterna.
Então saem.
APLAUSOS, MUITOS APLAUDOS!

NOTA DO BLOG

Ao término, vislumbrei um grupo teatral, uma semente plantada, necessitando de muitos incentivos e apoio. Mas, notei o sorriso e a felicidade da professora. As crianças sairam de cena com muitas palmas, deixando no rosto de muitas mães, lágrimas de alegria, um misto de orgulho e sastisfação, coisas naturais que só as  mães têm o direito de sentir tais emoções. Como um filme que passou na minha vida, também me emocionei.

Depois conversando com a professora, ela irradiava satisfação e dizia que o texto tinha sido pesquisado na Internet, condição essa que a escola tem o privilégio de acessar a rede mundial de computadores há três anos ininterruptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário