quarta-feira, 21 de agosto de 2013

HENRIQUE ALVES APRESENTA PROJETOS DE BARRAGENS E ADUTORA AO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO


Brasília (DF) - O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, reforçou junto ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a necessidade de agilizar obras de abastecimento no Rio Grande do Norte, entre elas a barragem de Poço de Varas no Alto Oeste do estado. No fim de semana, o prefeito de São Miguel, Dr. Dario, acompanhado de uma representação política do município, falou com o presidente da Câmara sobre a urgência em resolver a questão do abastecimento da região.

Henrique Alves disse ao ministro que a governadora, Rosalba Ciarlini, já assegurou a liberação da licença ambiental. Fernando Bezerra Coelho autorizou o diretor-geral do Dnocs, Emerson Fernandes, a apresentar uma nota técnica para que os recursos iniciais da obra, orçada em R$ 15 milhões, sejam liberados dentro dos projetos do PAC da Seca.


O presidente da Câmara também apresentou um pleito dos produtores rurais e prefeitos da região Central do estado para construção da barragem de Alívio, entre Lajes e Fernando Pedroza. Antes da reunião no Ministério da Integração Nacional, Henrique Alves já havia conversado sobre essa proposta com os prefeitos de Pedra Preta, Luiz de Haroldo, e de Lages, Benes Leocádio, que também representa a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte. O ministro determinou a realização do projeto com recursos do Dnocs.

 Outra preocupação apresentada a Fernando Bezerra foi a ameaça de colapso no abastecimento de Jucurutu. Henrique Alves e Emerson Fernandes explicaram que estão fazendo gestões junto à Agência Nacional de Águas (ANA) para aumentar, de 4,5 para 6 metros cúbicos por segundo, a vazão das comportas do sistema Coremas-Mãe d`Água, na Paraíba. O sistema, que fica em no município de Sousa, pereniza o rio Piranhas até Jucurutu, a 120 quilômetros.  

 A ANA argumenta que o sistema só dispõe de 39% da capacidade para abastecer os dois estados. O aumento da vazão seria temporário, por 120 dias, até a construção de uma adutora expressa de 15 quilômetros para abastecer Jucurutu com água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Fernando Bezerra também determinou ao Dnocs a elaboração do projeto para acelerar a liberação dos recursos.  

F: AssImp

Nenhum comentário:

Postar um comentário