segunda-feira, 19 de agosto de 2013

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA: PROJETO DE AGRIPINO ISENTA MATERIAIS FOTOGRÁFICOS DE IMPOSTOS



Foto: Mariana Di Pietro



No Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto), o líder do Democratas  no Senado, José Agripino, disse que continuará lutando pela aprovação de seu projeto de lei que isenta de alguns impostos e contribuições equipamentos e materiais destinados ao exercício da profissão de fotógrafo. A matéria está para ser analisada em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). “O fotógrafo profissional, em nosso país, para exercer sua atividade a contento, cada vez mais necessita de sofisticados equipamentos e materiais, geralmente importados, de elevado custo de aquisição”, justificou o senador.


A proposta de Agripino propõe a isenção do Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de equipamentos e materiais por fotógrafos profissionais, desde que sejam utilizados exclusivamente no exercício da profissão. A isenção do Imposto de Importação não se aplicaria a produto importado que tenha similar nacional. Os produtos nacionais ficariam isentos do IPI.

De acordo com o líder democrata, esses impostos indiretos de competência da União “que incidem sobre esses bens, indispensáveis ao exercício da profissão de fotógrafo, constituem pesado gravame a sobrecarregar a vida esforçada desses denodados trabalhadores nacionais e de suas sacrificadas famílias, sobretudo, na atual conjuntura econômica, de apertura crescente nas economias domésticas”, diz Agripino na justificação do projeto de lei.
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário