quarta-feira, 24 de abril de 2013

RECUPERAÇÃO DE DESSALINIZADORES VAI BENEFICIAR 5300 FAMÍLIAS NO ESTADO

“A nossa prioridade é investir em obras efetivas e estruturantes de convivência com a seca”. Com essas palavras o Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, assinou ontem a ordem de serviço para a recuperação de 66 sistemas de dessalinização que beneficiará ao todo 5300 famílias de 42 municípios do Estado.

Serão investidos 1,8 milhões de reais, vindos da Secretaria Nacional da Defesa civil através de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJUC).


Este termo prevê a contratação de empresas especializadas em recuperação de sistemas de dessalinizadores utilizados para abastecimento dessas comunidades que necessitam do aumento da oferta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.
A contrapartida do estado se dá no âmbito operacional e logístico. A Semarh é responsável por selecionar os municípios e comunidades onde serão executadas as ações de recuperação.
A empresa contratada para este serviço foi Acquapura LTDA, mas é a Semarh que exercerá, através dos seus técnicos, o controle e fiscalização sobre a execução dos projetos.
As comunidades que recebem o abastecimento por meio de dessalinizador normalmente têm dificuldade em obter água porque os mananciais e poços têm água salobra. São comunidades de difícil acesso e dispersas nas zonas rurais dos municípios. A água que chega aos dessalinizadores é oriunda de poços. O dessalinizador é importante por garantir as famílias acesso à água de melhor qualidade, além de promover o uso consciente da água com o gerenciamento da própria comunidade do equipamento dessalinizador.
F: AssImp Semarh

Nenhum comentário:

Postar um comentário