sexta-feira, 12 de abril de 2013

MOTOQUEIRO EM SANTANA: CAPACETE E LEI NA CABEÇA

Foto: Ilustração
O Blog tomou depoimentos de pessoas em Santana do Matos e fez anotações de condutores que trafegavam em uma rua principal da cidade usando o capacete.


Os resultados foram altamente positivos. As opiniões são favoráveis quanto ao uso dos protetores de cabeça, inserção curricular nas escolas e fiscalização pela polícia, cumprindo normalmente a Lei em vigor.

Quanto aos dados da pesquisa, a amostragem foi mais surpreendente. Entre cinqüenta condutores apenas dois não usavam o capacete. Dando um percentual proporcional de 96%, pilotos que se adaptaram rapidamente ao uso do equipamento de segurança.

Exigências cobradas, cumpridas dentro da hierarquia com suas normas socializantes, determinação, vontade política, ações de governo e apoio da população, esses resultados eram esperados pela população santanense. Uma característica de nova visão administrativa em que a educação, a priori, abre canais para questionamento e soluções de bom senso.

Opiniões de santanenses ao responder:
Os motociclistas estão mais conscientes e passaram a usar mais o Capacete na cidade?

Dr Neto Nobre  -  Médico
Não podemos esperar conscientização, as campanhas são importantes mas não resolve o problema. Só com fiscalização ostensiva e medidas punitivas. O "bolso" tem um poder de convencimento muito grande!


 Edson Cleyton
Embora a eficácia da educação para segurança no trânsito na mudança de comportamento seja inconclusiva, o que se tornou claro foi que as abordagens feitas pelos policiais seja uma maneira de buscar uma solução e evitar danos maiores a nossa população. Na minha opinião, o uso do capacete na nossa cidade está sendo bem aceito pelos  jovens, embora sempre tem aqueles que dão uma de gaiato, sempre pegando atalhos.  Mas, graças a Deus e a consciência de alguns, mais a fiscalização e cumprimento da Lei em nossa cidade está sendo bem aceita, principalmente pelos nossos jovens que é nosso futuro.

Barbara Nascimento  -  Professora
Com certeza por aqui (comunidade de Santa Maria) todo mundo que precisa ir a Santana faz uso do capacete, o que na minha opinião é muito importante, pois, o número de acidentes no municipio só tem aumentado por falta de uso do protetor de cabeça. Por aqui nas comunidades não usam, mas, quando se deslocam para a cidade, todos eles usam.



Azuil Filho  -  Estudante
Sou a favor do uso de capacete. Só precisa ter mais fiscalização, ainda é muito pouca. Huve um avanço enorme, mas, como a fiscalização é pouca, aos poucos o povo vai voltando a andar sem o capacete


Julia Whitissa  -  Universitária
É relativo, já notamos sim algumas mudanças, mais o uso do capacete só se intensifica mesmo quando se nota a presença da policia fazendo blitz nas ruas de nossa cidade. Mas, por outro lado os arruaceiros continuam bebendo e dirigindo sem os equipamentos adequados. Se nota que apenas os cidadãos de bem, que em sua maioria não tem condições financeiras de manter seu veiculo de trabalho em dia. Esse sim está sujeito a multas. E os arruaceiros continuam a trafegar pelas vias publicas perigosamente.


Karlos Cunha  -  Fotógrafo
No meu ponto de vista, já que dizem quem essas "Blitz" tem o objetivo de diminuir o índice de acidentes envolvendo veículos motorizados, deveriam focar mais a fiscalização nos motociclistas alcoolizados. Condutores de menor idade, e veículos furtados. O trabalho seria bem mais útil. Sei que não é possível esse trabalho ser constante devido o tamanho do município, pois o numero de blitz realizadas são reduzidas, tornando-se difícil controlar todas as irregularidades. A importância do capacete é indiscutível, realmente o numero de condutores que usa o equipamento cresceu em nosso município, devido algumas blitz realizadas pela policia.

2 comentários:

  1. Muitos da nossa e de outras famílias teriam suas vidas poupadas se "esta conscientização" por parte dos motociclistas tivesse sido descoberta há mais tempo!

    ResponderExcluir
  2. gostaria que vc postasse uma denúncia sobre a propaganda enganosa que os BRAGAS aqui de Angicos fizeram, eles anunciaram uma atração durante 2 semanas aqui em Angicos dia 12 que era ferro na boneca, e na hora do show colocaram outra banda pra tocar, o pior de tudo é que devolveram o dinheiro da população que foi enganada, mas já está sendo encaminhado um processo contra os mesmos por propaganda enganosa na segunda-feira dia 15, eles terão que devolver o dinheiro que ganharam de má-fé, o código de defesa do consumidor garante o resarcimento.

    ResponderExcluir