quarta-feira, 17 de abril de 2013

IDEMA PROMOVE OFICINAS NAS APAs DE PIQUIRI-UNA E RECIFES DE CORAIS

 
O IDEMA realizará entre os dias 17 a 19 de abril uma rodada de Oficinas de Capacitação para divulgação da Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una – APAPU. Os encontros serão realizados no Ecoposto da Unidade de Conservação, no município de Pedro Velho, das 8 às 17 horas, atendendo professores das redes pública e particular de ensino.

A APA Piquiri-Una foi criada em 1990 com uma extensão inicial de 12 mil hectares, nos municípios de Pedro Velho, Canguaretama e Espírito Santo, no litoral oriental potiguar. Em 2011, a unidade teve a sua área ampliada para 40 mil hectares, passando a contemplar também os municípios de Goianinha e Várzea.

A APAPU assegura a conservação dos recursos hídricos presentes na área, notadamente das bacias hidrográficas do Jacú, Catú e Curimataú. É responsável ainda por garantir a preservação dos fragmentos de vegetação do bioma de mata atlântica, além das espécies vegetais e animais da unidade.

Educação Ambiental na APARC
Durante a quarta (17) e quinta-feira (18), a equipe de educação ambiental do IDEMA também estará presente na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais – APARC, promovendo Oficinas de Educação Ambiental com comunitários da unidade de conservação. As atividades serão realizadas no auditório do Ecoposto da APA, em Maracajaú, das 9 às 17 horas.

A Área de Preservação Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) foi criada em 2001 com o objetivo de proteger a região marinha que abrange a faixa costeira dos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros, no litoral sul do estado.

Com uma área de mais de 136 mil hectares, a APARC assegura a preservação da biodiversidade marinha presente na unidade com a ocorrência de recifes de corais - considerado o mais diverso habitat marinho do mundo.

Face às suas belezas naturais e diversidade biológica, a APA constitui-se como pólo turístico do RN, permitindo a prática do mergulho submarino, visitação aos bancos de corais, pesca artesanal e pesquisas científicas.
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário