sábado, 20 de abril de 2013

CULTURA NÃO SE COMPRA, NÃO SE VENDE, POR SÍ SÓ SE DOA


Discreta, permanente e presente, ela é formada, motivada no seu dia a dia. Se não fosse assim, poderíamos voltar os ponteiros do tempo, ir na bodega do “Tibira” em Santana do Matos ou na de “Senhorzinho Teixeira” na comunidade de Residência e pedir 250 g de Extrato de Cultura Regional.  A procura seria grande, com certeza ouveríamos respostas assim: Regional acabou, mas temos à Americana!

- O produto assim seria vendido a varejo, em pacotes ou kits com selo de qualidade, projetados por instituições afins, rigorosamente adquiridos até por licitações, programas e projetos oficiais.  Oferta assim, tinha controle e era até fiscalizado pelos governos Federal, Estadual e Municipal.  Seria grande o empenho dos Agentes Culturais. Em datas de eventos, corriam sacos de coleta, arrecadando alguns trocados para completar os cachês das bandas tupiniquins e locais. Salve, salve! Nossa Cultura Popular. Críticas a parte, que sejam irônicas, realistas e construtivas.

Vendo uma foto, dia 18, de uma carrocinha toda enfeitada, puxada por um jegue e com crianças vestidas à caráter com os personagens de Monteiro Lobato, em frente a igrejinha da comunidade de são José Passagem, mudo o semblante, a critica nada acrescenta.

"Terceira Quinta Cultural na Escola Municipal José Felix da Sila Junior com o tema Literatura, teve burrinho lá também"!
 

Essa foi a Foto Legenda da página no face da professora Bárbara Nascimento que mora na comunidade de Santa Maria em Santana do Matos e se desloca para a escola José Félix por estradas de Barros para coordenar a sub-diretoria daquela escola no Distrito de São José da Passagem.
Ainda existem pessoas com criatividade, professores pré-dispostos exercendo dignamente seu trabalho em muitos recôncavos deste país. Por orientação da secretaria de educação do município, cumprindo ações e prioridades de governo da administração Lardjane em Santana do Matos, as escolas do município deram uma aula, uma demonstração de objetivos e organização. Vale lembrar que não houve kit camisas nem preocupação por parte de seus organizadores para serem clicados e aparecer nos jornais, sites e blogs. Prática essa que no ultimo ano de governo dos dois últimos mandatos, ridicularizou o conteúdo programático da educação na cidade pelo fato de está nas vésperas da eleição. A verdade doi, mas tenho uma missão de lembrar a todos esses fatos. Vamos acompanhar tudo de perto e cobrar quando for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário