sábado, 2 de março de 2013

REBANHOS EXPOSTOS A CONTAMINAÇÃO



Moradores da periferia de cidades do Rio Grande do Norte começam a prática criminosa em manter animais das espécies ovinos e caprinos destinados a corte em locais inadequados. Geralmente esses animais se alimentam nos lixões ou locais destinados a depósitos temporários de concentração de lixo orgânico, prática essa comum por várias prefeituras, inclusive na capital.

Ao invés de ações de governo, a nível federal e estadual onde jorra dinheiro pelas bordas para construção de cisternas nos locais que provavelmente não vai compensar pelas chuvas precipitadas em 2013, deveriam outras alternativas ou definir programas de governo com propósitos de manter aqueles rebanhos em seus habitat natural, contribuindo assim, para possíveis programas que possam surgir com objetivos de repor os rebanhos de caprinos e ovinos em 2014. Programas de Inseminação artificial no segundo semestre de 2013, subsídios para aquisição de concentrados para esses animais e outras medidas, seriam de suma  importância a serem adotadas para a região.

O problema da foto é uma realidade para 2013. Os rebanhos, principalmente de ovinos e caprinos serão reduzidos a quase 50% no Rio Grande do Norte. Pequenos grupos de animais já começam a ser mantidos em locais impróprios. Na periferia de cidades, alguns criadores e marchantes mantêm pequenos rebanhos destinados a corte. Sem pasto adequado esses animais se aproximam de lixões e locais já pré-existentes nas cidades que concentram lixo orgânico e se alimentam. Um problema sério, de saúde pública, de responsabilidade direta das prefeituras.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário