terça-feira, 5 de março de 2013

FÁTIMA E REITORES APRESENTAM PRIORIDADES PARA O FORTALECIMENTO DAS UNIVERSIDADES


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou, com a direção da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), de reuniões com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB), nesta terça-feira (05), em Brasília.

Nos encontros, os reitores apresentaram uma agenda de projetos prioritários de serem aprovados pelo Congresso Nacional, para o fortalecimento das universidades.  Os Presidentes foram muito receptivos às demandas apresentadas e elogiaram a iniciativa da deputada e da Andifes.

Segundo Fátima Bezerra, projetos como o Plano Nacional de Educação-PNE e a Medida Provisória 592/12, que destina 100% dos royalties do petróleo para a educação, foram apresentados como prioridades absolutas. “A MP. 592/12 esta associada ao Plano Nacional de Educação, na medida em que vai assegurar que as metas do PNE sejam alcançadas", ressaltou a deputada. “Nos últimos 10 anos, a expansão do ensino superior avançou muito e queremos dar continuidade a esta expansão. O Congresso Nacional (Câmara e Senado) tem o dever de concluir a aprovação do PNE, para que o mesmo possa ser sancionado este ano”, completou.

Participaram da reunião a Reitora da UFRN, professora Ângela Paiva e os reitores das universidades do Pará, de Goiás, de Alagoas, da Fluminense e do Vale do São Francisco.

Autonomia
Ângela Paiva, coordenadora de um grupo de trabalho na Andifes para discutir a autonomia das universidades, afirmou nas reuniões que, em até 60 dias, encaminhará ao Congresso uma proposta sobre o tema. “Queremos construir politicas públicas que fortaleçam a educação”, disse.
F: AssImp

Nenhum comentário:

Postar um comentário