sexta-feira, 1 de março de 2013

AGRIPINO RESULTADO PÍFIO DO PIB MOSTRA QUE GOVERNO ESTÁ EQUIVOCADO


O pífio resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2012 reforça a tese de que o caminho percorrido pelo governo federal está equivocado e necessita ser alterado. A afirmação é do líder do Democratas no Senado, José Agripino (RN). Dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que
a economia brasileira pisou no freio e cresceu apenas 0,9% em 2012. É o pior desempenho desde 2009. Foto: Mariana di Pietro

“O governo continua longe de formular políticas de longo alcance para elevar a competitividade nacional e permitir um crescimento mais vigoroso por vários anos”, ressaltou José Agripino. Em 2011, o PIB - conjunto de bens e serviços produzidos no país - havia crescido 2,7%. No último trimestre do ano passado, o PIB avançou 0,6% frente ao terceiro trimestre e 1,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em valores, o PIB somou, em 2012, R$ 4,403 trilhões.

Nem as medidas de estímulo do governo à economia como juros nos menores patamares históricos, crédito abundante e desoneração de tributos foram capazes de garantir um crescimento mais forte da economia. O PIB per capita (PIB dividido pela população residente no país) atingiu R$ 22.402,00, subiu 0,1% em relação a 2011, em valores correntes.

“O Brasil atravessa um claro momento de estagnação. O rol de ações para sair da paralisia é conhecido: medidas modernizantes que melhorem a infraestrutura produtiva e alavanquem o investimento privado”, ressaltou o líder do Democratas no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário