quarta-feira, 27 de março de 2013

AGRIPINO: CRIANÇA DEVE SER ALFABETIZADA AOS CINCO E NÃO AOS OITO ANOS DE IDADE

O senador José Agripino (RN) votou a favor da medida provisória (MP) da Alfabetização na Idade Certa, aprovada nessa terça-feira (26) pelo Senado, mas criticou a idade estabelecida pela MP. Segundo o parlamentar do Rio Grande do Norte, fixar como meta a alfabetização da criança apenas aos oito anos de idade é uma espécie de “revolução para trás”. A MP 586/2012, que já tinha sido transformada no projeto de lei de conversão (PL) 2/2013 na Câmara, segue agora para sanção presidencial.
Foto: Mariana Di Pietro

“Não posso e jamais votaria contra a educação, mas uma criança tem que chegar aos cinco anos alfabetizada e era para isso que o Brasil deveria estar caminhando”, afirmou José Agripino. “Quando fui prefeito de Natal, aprendi a governar com pessoas especiais como o padre belga chamado Tiago. Ele me ensinou que educação se começa pelo Jardim de Infância. Alfabetizar aos oito anos é uma meta de quarto mundo”, criticou.

O senador apoiou emenda do vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), para tentar alterar ao menos de oito para seis anos a idade prevista para a alfabetização dos estudantes. Mas a medida foi derrubada pela maioria. O PL aprovado prevê apoio técnico e financeiro da União a Estados e municípios para garantir a alfabetização dos alunos da rede pública até os oito anos de idade, por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

O líder do Democratas afirmou que o segredo de um país rico e competitivo é investir na educação e, segundo o parlamentar, o Brasil está andando na contramão nesse quesito.“É obrigação de quem faz política perseguir a educação como uma necessidade para o país. Talento, criatividade o brasileiro tem de sobra. O que não podemos fazer é dar aos jovens brasileiros alfabetização somente aos oito anos, que para mim é atemorizante”.
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário