domingo, 17 de fevereiro de 2013

POR QUE O ÚLTIMO ADEUS?

  Dutra Assunção e Miriam Assunção - Vaquejada de Santana do Matos 1983
CRÔNICA
Encontrando Dra Miriam Assunção na praia de Zumbi, numa vaquejada em Santana do Matos, em São José da Passagem ou mesmo na fazenda Curralinho, foram dias marcados para quebrar compromissos e formalidades. O tempo era curto, os assuntos nunca eram esquecidos, a energia era envolvente. Naqueles momentos uma troca de informações e atenções parecia nos abastecer como permuta saudável e oportuna. Era olho no olho, origem por origens, valores por valores. Encontros festejados como saudosos reencontros. O destino nos direcionou caminhos paralelos com raras oportunidades de aproximação. Mas, aqueles momentos confirmavam muita coisa em comum e respeito pelas desigualdades.

Miriam, - a jornalista, médica, habilidosa, inteligente, psicóloga por natureza. Exerceu  a medicina com simplicidade, bondade, ouvindo o necessário e com segurança externando com firmeza seus conceitos, acima de tudo respeitando os seres humanos. Uma personalidade forte, uma grande mulher. Sua história também fica marcada pelo gosto que tinha pelos costumes e pela cultura do seu povo. Gostava de contar os causos de nossa gente como se fossem capítulos com passagens autênticas vivenciadas com os personagens de nossa região. Com sensibilidade cultural conduzia as pessoas com extrema facilidade com seus argumentos para o assunto preferido do interlocutor. Se fosse doutor era o prato do dia a dia, se fosse chegado a prosa ou coisas do sertão, criava as istórias da terra com todos os seus personagens, mesmo se necessário fosse, incluia no elenco, os pais ou os próprios parentes.

Sua partida para o plano superior deixa seus parentes e amigos com um sentimento de perda muito grande. Na sexta-feira, 15, no Centro de Velório São José em Natal, durante a missa de corpo presente, foram momentos de reflexão, diante dos mistérios da vida e morte, me despedi de Miriam. Naquele momento, quando dezenas de pessoas portadoras de sentimentos e expressões querendo dizer algo, deduzi a grandeza, os valores que deixava Miriam na mente, na lembrança de todos ali presentes. Lágrimas de emoções por puros sentimentos, senti minar os olhos. Tenho certeza que seria retribuído com aquele sorriso em vida, dizendo que retomássemos a vida com entusiasmo e amor.

2 comentários:

  1. Quero me solidarizar com as palavras inteligentes e brilhantes do meu amigo Dutra que faz um jornalismo de primeira linha, mas eu Dutra diria que Dra. Mirian além do que você já falou, ela era também, uma mulher extrovertida e de sorriso nos lábios. Mas eu perdí também, além dela, nêste mês, dois amigos: Elias que fazia salgadinhos, meu tradicional eleitor e meu compadre, amigo Chietinha Guimarães...

    ResponderExcluir
  2. Dutra Assunção, muito obrigado pelas belas palavras sobre a nossa inesquecível Tia Miriam e pela foto postada também. E saiba que ela tinha um grande carinho por você. Ela deixa, sem dúvida, um grande vazio nas nossas vidas, mas ela nos deixou também grandes lições de vida, como o seu amor pela família, pelas coisas do sertão, sua bondade e solidariedade no exercício da profissão e, principalmente, a paciência e fé diante da dor que a doença lhe causava.

    ResponderExcluir