sábado, 23 de fevereiro de 2013

EXPEDIÇÃO DE MÍDIA RETRATA A SECA NO RN PELAS REDES LOCAIS DE TELEVISÃO


RETRATOS DA SECA
A TV Tropical compõe a expedição de mídia que constata a realidade da seca no interior do Estado. Retratos da Seca estão sendo registrados por imagens e depoimentos por respresentantes de segmentos e pecuaristas em vários municípios do Rio Grande do Norte afetados pela seca.

O evento teve um encntro formal de partida, ontem, 22, as 09:00h na câmara municipal de Lajes, uma iniciativa da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (FAERN) com apoio do Sindicato Rural de Lajes, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Câmara de Vereadores.
Agricultores e pecuaristas do sertão cabugi, estiveram presentes ao evento com a finalidade de debater propostas para a convivência com a seca no semi árido. Mas não basta só debater ou apresentar propostas, o sertanejo precisa mesmo é de solução para os seus problemas.

O prefeito de Lajes e presidente da FEMURN, Benes Leocádio, cobrou das autoridades competentes a solução do problema, apresentando propostas solucionáveis, como a construção de barragens de médio porte para armazenar água em nossa região. Benes sitou o caso da barragem do Alivio, uma obra que deverá sair do papel e ser construída para amenisar os problemas da seca na região.

O presidente da FEMURN ainda falou a cerca das instalações de poços tubulares em várias comunidades, reclamou da falta de apoio do Governo Federal junto aos municípios, sitando o caso do pagamento de abastecimento d'água, que vem sendo feito com recursos dos municípios atingidos pela estiagens, quando as prefeituras vem assumindo 100% das despesas.

Segundo José Vieira (Presidente da FAERN), o intuíto deste encontro foi a mobilização da imprensa do estado, com a finalidade de mostrar para o Brasil o desolador estado em que se encontra o sertão nordestino com a seca que assola a nossa região.
Após o encontro as equipes de TV fizeram entrevistas e visitarm duas fazendas próximas a cidade de Lajes. Na parte da tarde a expedição se deslocou para Santana do Matos onde visitou as fazendas Tupá e Timbauba.
  Em Tupá o foco dos jornalistas foi a entrevista com um dos maiores produtores de leite do Estado, o pecuarista Antônio da Volta. Cujos depoimentos serão divulgados e servirão de referencias para futuras ações e políticas públicas a serem adotadas na região.

Na oportunidade outros pecuaristas deram depoimentos das dificuldades enfrentadas. Chamou mais à atenção dos jornalistas as colocações feitas pelo pecuarista Dutra Assunção quando citou a providencial medida tomada em Julho e Setembro de 2012 quando vendeu seus rebanhos de gado, ovinos e caprinos onde vislumbrou um quadro desolador que se aproximava. Citou também o caso da venda do milho pelo programa federal que teria sido a mais importante medida para salvar o rebanho de ovinos no Nordeste se as medidas fossem executadas com eficiência. Desgoverno, despreparo e as forças ocultas impediram que o produto chegasse a tempo aos beneficiados. Até hoje adquirir o produto subsidiado pelo governo, tornou-se um assunto de chacota da vergonhosa politica local, um capitulo a mais da Industria da Seca no Nordeste.
A jornalista Heloisa Guimarães, da TV Tropical entrevista o Sr Pedro Alves do Prodercentro, representando o território Sertão Cabugi e Litora Norte por ocasião do evento em Lajes, Pedro Alves entregou propostas ao presidente da FAERN, Sr. José Vieira, solicitando ações na região:
1 - Construção da barragem do Alivio em Lajes;
2 - Barragem das Pedras em Angicos;
3 - Açude São Pedro em Fernando Pedroz;
4 - Reativação do ramal da rede ferroviária no trecho Macau-Natal;
5 - Perfuração e instalação de 920 poços tubulares e aquisição de um treiller com quatro perfuratrizes; e
6 - Construção de 200 barragens subimerças e aquisição de um treliller com quatro perfuratrizes.

Um comentário:

  1. A seca e os negligentes. Um cenário de terror, um crime contra os animais e contra um povo que produz e paga impostos elevadíssimos à uma forma de governo inoperante nestas questões. Onde antes se ouvia o monótono som de um chocalho no pscoço de uma vaca líder de rebanho, atualmente ouve-se apenas o zumbido das moscas sobre as carcaças destes animais mortos e morto-vivos nas caatingas agraciadas com o mavioso canto da sariema e sondadas do alto por outra ave não menos nobre, que é o urubu. A seca é um triste fenômeno da natureza mas a situação poderia ser amenizada, se houvesse um programa sério e prático por parte do Governo Federal. Os órgãos responsáveis pela seca deveriam ouvir a voz e as dicas dos maiores especialistas no assunto em questão. São homens e mulheres formados em renomadas universidades, outros que cursaram apenas o ensino fundamental, há também os que estudaram apenas até a quarta série primária e até os analfabetos de pai e mãe. Estes especialistas são os grandes, médios e pequenos agricultores e pecuaristas deste lado cinza e esquecido do nosso rico país, que até a presente data é conhecido por Brasil.

    ResponderExcluir