segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

LARDJANE TEMPERA PEPINO DEIXADO POR ASSIS DA PADARIA


Com habilidade e capacidade de liderança a prefeita Lardjane Ciriaco(DEM) em Santana do Matos empenhou-se buscando uma solução e que foi aceita pela classe dos servidores do município ao parcelar os salários do mês de Dezembro deixado como herança pelo prefeito Assis da Padaria.
Sindicato, maioria dos professores e a pref. Lardjane em harmonia
Administração pública requer requisitos próprios de opções e decisões. As vezes tais circunstâncias e condições são alheias a boa vontade do gestor. Não pode ser ao bem querer! A teoria sempre contrasta com a realidade, reincidindo sempre em desentendimentos entre os conceitos sindicalistas e o poder público, principalmente quando estão frente a frente para buscar soluções.

Modelos e fórmulas mágicas só na filosofia dos Sindicatos. Administração pública necessita de receitas disponíveis, responsabilidade, renúncias pessoais, capacidade para convergir apoios, decisões e soluções que não levem a escaramuças.

No caso do pepino deixado pela estratégia maquiavélica do gestor anterior em não pagar o funcionalismo público de Santana do Matos, o tiro saiu pela culatra. A solução encontrada, já demonstrou a que veio a prefeita Lardjane.

Com calma, simplicidade, sem trogloditas atiçando, iguais aqueles, tipo, donos do sistema, o problema foi resolvido dentro das condições possíveis que o município pode ressarcir, pagando a dívida em quatro parcelas. Criar fórmulas mágicas para pagar a vista, só se alguém for tomar emprestado a quem tem dinheiro na cueca.

Em um vídeo divulgado onde os professores em assembléia aprovaram as decisões de governo, nada foi acrescentado como argumentos ou contra-argumentos que influenciassem ou retardassem as decisões. Comodismo, isenção de opiniões ou evasivas também não são aplaudidas como conteúdo de pauta para possíveis soluções. É importante no processo democrático que a discussão seja o caminho para o entendimento. Neste caso, a prefeita Lardjane demonstrou serenidade, segurança e predisposição para resolver o problema sem necessitar da mídia como elemento de propaganda.

O caso marcou o funcionalismo do município. Que não sirva de exemplo aos futuros gestores. Não justifica, nem consta em normas e modelos a ser seguido por administradores públicos, deixar de pagar os salários de funcionários de um município por causa de compromissos por obras fora da realidade local, talvez até suspeitas e necessitadas de outras análises.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário