quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PSP PROMOVE TROCA DE EXPERIÊNCIA ENTRE AGRICULTORES

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), por meio do Programa Semiárido Potiguar (PSP), técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (IDEMA) e produtores rurais beneficiados com o Projeto Piloto de Recuperação da Microbacia do Rio Cobra, fizeram recentemente uma visita de campo a uma Barragem Subterrânea construída em Povoado Cruz, no município de Currais Novos.
Os produtores rurais beneficiados com o projeto do Cobra foram adquirir experiência com os Agricultores do Povoado Cruz pois, mesmo com a seca, as barragens subterrâneas localizadas nesta comunidade se encontrarem em plena produção.
A visita também teve como objetivo motivar e sensibilizar os beneficiados para a implantação de projetos produtivos com foco na sustentabilidade ambiental. Além de disseminar tecnologias adequadas, orientando sobre técnicas que reduzem o uso de agrotóxicos, evitando contaminação da água e do solo.
O Projeto de Recuperação da Microbacia do Rio Cobra beneficia aproximadamente 168 agricultores que têm suas atividades agropecuárias desenvolvidas na calha do rio e seus afluentes, nas comunidades Cachoeira, Joazeiro, Santo Antônio da Cobra, Boa Vista no município de Parelhas e Lajedo em Carnaúba dos Dantas.
Financiado pelo Banco Mundial por meio do PSP, acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte/Semarh, o Projeto pretende dar sustentabilidade e garantir renda para os agricultores da região.
Segundo Marcelo Leal, técnico da Semarh, esta visita possibilitou aos intervenientes do Projeto do Rio Cobra o fortalecimento dos valores éticos, sociais, ambientais e culturais com a troca de experiência com os agricultores familiares do Povoado Cruz, sobre os resultados alcançados nas Barragens Subterrâneas, produzindo em plena estiagem. 
Estiveram presentes à visita representantes dos Sindicatos Rurais dos municípios de Parelhas e Carnaúba dos Dantas, técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER) do município de Currais Novos, técnicos da SEMARH e do IDEMA.
F: AssImp Semarh

Nenhum comentário:

Postar um comentário