terça-feira, 18 de dezembro de 2012

POLÍTICAS PÚBLICAS DETERMINARAM PERDA NO REPASSE DO FPM PARA SANTANA DO MATOS

Na chapada da serra, região de potencial agrícola, uma comunidade migrou para um município vizinho. A população que sempre foi assistida em momentos de dificuldades perdeu todo apoio que tinha do governo municipal. O abastecimento d’água em carros pipas foi o maior dos descontroles. Sem pauta e sem organização algumas famílias deixaram de receber o benefício por motivos de opções políticas, uma prática detestada por todos e que penalizou por oito anos moradores de várias comunidades do município.

Fatos esses comprovados que envergonham pela maneira como foram os critérios adotados. Desde a catalogação dos moradores ou simplesmente pela pressão e índole discriminatória por motivos claros de interesses políticos. Prática essa que poderiam muitas famílias ingressar com ações judiciais. Alguns casos quando alguém indagava pela discriminação, dificultavam os esclarecimentos, até insinuando o Exército Brasileiro sendo o responsável pela distribuição do produto.

Na região da caatinga de vocação pecuarista, uma comunidade foi levada a transferir mais da metade dos seus títulos de eleitores, indevidamente. A maioria sem comprovação de endereços, conseguiu, mesmo assim, um vereador furtar a identidade do lugar transferindo os eleitores por este crime eleitoral e indigno. Situação essa acompanhada e divulgada pelo Jornal Cajarana e que no final, ficou por isso mesmo: sem interferência dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário. Procedimento ilegal, onde caracterizou a perda de identificação da comunidade, deixando sem credenciais seus moradores junto ao seu município. Ferindo assim, a dignidade do homem da zona rural.

Greves constantes de professores
Santana do Matos foi destaque nos últimos anos pelas constantes greves dos profissionais de educação. As reivindicações eram vistas pelo governo como uma afronta ou empecilhos para administrar. Uma arrogância natural das linhas de ações que mesmo obedecendo as normas e cedendo os direitos e corrigindo os salários faziam questão de serem incoerentes, impopulares e impetulantes.
Entenda porque Santana  foi penalizada pelo índice do FPM  
Informações ao IBGE pelo próprio município de seus índices e parâmetros que servem de aferição para o desenvolvimento socioeconômico, comparados aos anos anteriores e a outros lugares nas mesmas condições, foram decisivos na aferição feita. Informações e isenções de opções de emprego, motivação â pecuária, motivação ao trabalho, estabilidade ou crescimento de população, qualidade de vida e tantos outros itens que foram retirados da população, concorreram diretamente para a diminuição da população em mais de 100 pessoas, concorrendo assim, para a perda de 0,2 no índice de classificação do FPM. Baixando de 1,0 para 0,8 para 2013. Uma perda de 2 Milhões de reais por ano, quase R$ 200.000,00 por mês.
Santana do Matos foi a única cidade no Rio Grande do Norte que teve o índice de classificação do FPM recuado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário