quinta-feira, 8 de novembro de 2012

TESTE DE DNA: EM BUSCA DE RECONHECIMENTO

Semana de Conciliação oferece exames gratuitos para confirmação de paternidade
A alegria de descobrir ou confirmar quem é o seu pai. Esse sentimento está levando dezenas de crianças à Escola de Magistratura do RN, onde foi montada a sala de atendimento do projeto “Pai Presente”, dentro da Semana de Conciliação do Poder Judiciário.
O projeto é realizado em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e até o dia 14 deste mês vai realizar, por meio do Laboratório DNA Center, testes de reconhecimento de paternidade gratuitamente.
       “São exames para processos de reconhecimento de paternidade que estão pendentes na Justiça. A maioria dessas famílias não tem condições de pagar por teste de DNA, por isso essa parceria é tão importante. Vamos realizar os exames no laboratório móvel que montamos no local. O procedimento é simples. A coleta de material genético é feito sempre com a presença da mãe, filho e suposto pai. Nos casos em que o exame dá um resultado negativo, o procedimento é repetido”, destaca Dr. Roberto Chaves, bioquímico.
A previsão é de que sejam realizados mais de 50 exames de DNA dos processos que estão pendentes na justiça e outros 30 serão disponibilizados para casos que por ventura venham surgir durante os atendimentos desta VII Semana Nacional de Conciliação, que no RN reúne Tribunal de Justiça, Justiça Federal e TRT.
        “O objetivo do evento é promover o diálogo e solucionar conflitos da sociedade. Essa iniciativa do TJRN e Sethas, em parceria com o laboratório DNA Center, mostra que a conciliação é o caminho mais curto e com menos desgaste emocional para os envolvidos que buscam resolver conflitos parentescos. Iremos juntos proporcionar a essas pessoas mais dignidade”, ressalta Roberto Chaves.
Ontem (07), primeiro dia do evento, a movimentação em torno da ação de reconhecimento de paternidade foi intensa, uma mostra do que serão os próximos dias da Semana de Conciliação.  O fato é que o stand do teste gratuito de DNA é um dos que mais chama atenção, afinal atrai muitas pessoas que não sabem sua origem paterna, oferecendo a oportunidade do reconhecimento desse direito e da cidadania.
Também fazem parte da programação audiências solicitadas pelas partes, e lides envolvendo empresas com maior demanda no Judiciário, como: Banco do Brasil, Cosern, Claro, Porto Seguro, Caern. Essas empresas montaram bancas próprias para atender os consumidores. Já o Plantão Jurídico está fazendo divórcios, separação judicial, registros de nascimento e óbito fora do prazo ou retificação de nome. As audiências acontecem na Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), localizada na Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 1000 – Candelária.
Serviço:
Projeto Pai Presente
Exames de DNA Gratuitos
Atendimento Escola da Magistratura - Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 1000 – Candelária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário