quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SEMARH INVESTE EM OBRAS EFETIVAS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA

Catavento em Residência - Santana do Matos/RN                                                                                  

A região Alto Oeste está recebendo a partir desta semana obras emergenciais para amenizar os efeitos da estiagem. Uma empresa contratada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) está em campo recuperando e instalando 270 poços nos 142 municípios decretados em situação de emergência.
Serão investidos 5,2 milhões de reais, vindos da Secretaria Nacional da Defesa civil através de um termo de cooperação técnica entre a Semarh e a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJUC). As obras estão começando no Alto Oeste, em seguida no Seridó e Agreste.
A empresa contratada é especializada em recuperação de sistemas de bombeamento de poços tubulares. Esses poços são utilizados para abastecimento dessas comunidades que necessitam do aumento da oferta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.
A contrapartida do estado se dá no âmbito operacional e logístico. A Semarh é responsável por selecionar os municípios e comunidades onde serão executadas as ações de recuperação e exercerá, através dos seus técnicos, o controle e fiscalização sobre a execução dos projetos.
A primeira cidade a receber os benefícios será Luís Gomes. Serão 18 poços recuperados no município que ajudarão a atender a demanda de água da população. “Estamos fazendo um grande esforço para que o problema do abastecimento de água em Luis Gomes seja sanado. Esses poços representarão um acréscimo de aproximadamente 200 mil litros de água por dia, para consumo humano e animal” disse Gilberto Jales, secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN. Outra iniciativa do Governo do estado foi a de priorizar o andamento das obras no trecho da adutora Alto Oeste que chega até cidade. Segundo Jales, as obras estão bem adiantadas e até o final do ano a adutora estará abastecendo Luís Gomes.
A importância de investir em Poços
O Governo do RN entende que medidas efetivas, como instalação de poços são mais eficientes, já que a seca é um fenômeno cíclico e o clima semiárido é uma realidade no estado. “A distribuição de água através de carros-pipa são medidas necessárias, mas apenas emergenciais”, disse Gilberto.
Os 18 poços perfurados em Luís Gomes juntos fornecerão 200 mil litros de água por dia. “Fazendo um comparativo, para a mesma oferta de água, seriam necessários 28 carros-pipa. Cada carro-pipa custa R$ 175 e oferece 7 mil litros de água", ressalta Isaltino Guedes, secretário adjunto da Semarh.”O que leva a constatação de que a instalação de poços além de ser uma medida efetiva e perene e também mais econômica aos cofres públicos”, finaliza Isaltino
F: AssImp SEMARH

Nenhum comentário:

Postar um comentário