quinta-feira, 15 de novembro de 2012

JORNALISTA WALTER MEDEIROS AGORA É CIDADÃO MATAGRANDENSE

Jornalista Walter Medeiros discursando na Câmara Municipal de Mata Grande

“Cabe agora corresponder a esta deferência tão simpática e amável do povo de Mata Grande, agindo como cidadão matagrandense e procurando jamais decepcionar nem trair tamanha confiança que em mim é depositada neste momento”. Estas palavras fazem parte do discurso que o jornalista Walter Medeiros proferiu na Câmara Municipal de Mata Grande, cidade situada no alto sertão de Alagoas, que lhe concedeu o título de Cidadão Matagrandense, entregue no dia 12 de novembro de 2012.

Walter afirma que “Para mim é motivo de imenso orgulho ostentar este Título e dizer para o mundo inteiro que no sertão do nordeste brasileiro um município tão singular me concedeu esta honraria. Mas isto seria apenas a minha manifestação festiva. Cabe mais do que isto. O mundo precisa saber das qualidades que Mata Grande tem”.

“Uma das maiores satisfações da minha vida foi receber o Ofício nº 14/2011, assinado pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mata Grande, vereador Samyr Malta Amaral, comunicando-me a aprovação em plenário da proposta de concessão a mim do Título de Cidadão Matagrandense”, continua. A justificativa era de que, segundo o Sr. Germano Mendonça Alves, o jornalista homenageado teria feito “importantíssimo trabalho de divulgação do município de Mata Grande através de escritos”. Lembrava Germano, em seu documento, que Walter viveu sua infância na Rua 5 de Julho e, embora potiguar, ama Mata Grande, que nunca esqueceu.

Na instrução do processo, novas surpresas, como uma declaração de apoio àquela propositura por parte do matagrandense José Freitas. E maior surpresa ainda quando tomou conhecimento da aprovação do Título, que considera o mais honroso para qualquer cidadão.

“Volto a Mata Grande mais feliz. Agora chamado pelos seus dignos representantes para receber tão alta honraria, o Título de Cidadão Matagrandense. Homenagem que é dada a poucos e que não esperava, apesar de todo sentimento que sempre demonstrei por esta terra”, diz ainda o jornalista. Segundo ele, “O simples caminhar por estas ruas, por estas serras, por suas estradas, já bastava para mim. Bastava, para mim, no meu memorável olfato, o cheiro forte, inigualável e inesquecível do melão Caetano, que encontrava pelas cercas no caminho da fonte. Bastava-me rever a sombra do aveloz e a torre da Igreja, tão alta e protetora dos nossos passos e aspirações”.

Em seu discurso Walter afirma que o tempo passou novamente, fazia  tempo que não via Mata Grande, e parecia que aquela vontade de voltar aumentava. Em cada mensagem que recebe pela internet, em cada fato que a natureza coloca no seu caminho. “Parece que tudo leva a fazer real aquela frase de pára-choque que nosso vizinho João Leobino tinha no seu caminhão, há cinquenta anos: “A SAUDADE ME FEZ VOLTAR”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário