terça-feira, 25 de setembro de 2012

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO IDEMA SEGUE ATÉ SEXTA EM BODÓ


O projeto de educação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), “Meu município, meu ambiente”, segue até sexta-feira (28) em Bodó. A equipe de educação ambiental do órgão desembarcou no município esta semana para a realização de mais uma edição do evento.

O projeto consiste na promoção de uma série de atividades ambientais junto a gestores municipais, alunos e professores da rede pública de ensino, ONGs, associações comunitárias, entre outros, visando o planejamento de educação ambiental do município e a formação de agentes multiplicadores. O projeto contempla atividades como mini-cursos de educação ambiental e turismo sustentável, oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos e óleo de cozinha, exibição de filmes com temática ambiental, dicas de sustentabilidade e geração de renda, entre outras.

De acordo com a subcoordenadora de educação ambiental do IDEMA, Silvana Gomes, o projeto foi criado para disseminar a importância do respeito ao meio ambiente com ênfase nas atividades e conhecimentos locais. “A iniciativa oferece o pontapé inicial para que os municípios se fortaleçam e passem a desenvolver um trabalho contínuo nesta área. Percorremos o interior do Estado com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da preservação ambiental para a qualidade de vida da sociedade”, afirma a subcoordenadora.

Educação Ambiental
 A educação ambiental configura-se como o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política.
F: AsCom Idema

Nenhum comentário:

Postar um comentário