quarta-feira, 4 de julho de 2012

PRRESIDENTE DA ABEMA PROFERE PALESTRA NA RIO+20


Engajamento politico, técnico e financeiro para o aumento da resiliência dos territórios. O exemplo da gestão da água nas regiões sujeitas à secas no Estado de Pernambuco

Brasil
 foi o tema da palestra proferida pelo presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Dr. HélioGurgel, na Rio+20. A palestra aconteceu no dia 21 de junho, no Riocentro, durante o side event Territórios em Transição, queabordou os ensinamentos dos territórios em resiliência e as lições aprendidas após experiências em territórios em crise. 

Na
oportunidade, Gurgel abordou o tema, quando apresentou detalhes dos projetos decorrentes da Integração do Rio São Francisco, que vão trazer benefícios ao estado de Pernambuco. O tema despertou grande interesse dos participantes, por se tratar de assunto inédito e de total desconhecimento dos que operam o ambiente no resto do mundo.

O palestrante demonstrou que, a partir da vontade politica impulsionada pelo Governador Eduardo Campos, nasceu a proposta hoje transformada em obras, de se levar água a 61 municipios do sertão pernambucano, que vem sofrendo uma das piores secas de suas histórias. E enfatizou o processo de licenciamento ambiental adequado, emergencial para atendimento a uma dasmais primárias necessidades humanas. 

Organizado pelo Centre Ressource du Développement Durable (CERDD), da França, o evento teve por objetivo trazer orelato de experiências de continentes diferentes, os quais a fragilidade de suas condições os levou a melhor identificar e tratar os seus recursos essenciais (naturais e humanos), propodo soluções inovadoras para uma transição para um modelo de desenvolvimento sustentável. Foram tratados aspectos como novas recomendações e métodos que reduziram a desigualdade e restauraram ocapital natural, e ainda a economia verde.

Constou do mesmo evento as palestras da Ministra doAmbiente, Energia e Renovação Urbana da Região de Bruxelas, na Bélgica, Msrs.Evelyne Huytebroeck, que abordou os desafios ambientais e de gestão social sustentável urbano daquela capital, e do Ministro do Desenvolvimento Sustentável do Governo da Valônia, M. Jean-Marc Nollet.

Além da experiência de Pernambuco, o evento contou com uma apresentação do território de Calais Nord-Pas, feita pela palestrante Marrie Decima, do Nord-Pas de Calais para o desenvolvimento sustentável, democracia e avaliação participativa. Localizada no norte da França, a região viveu no final da década de 90 o declínio de suas atividades industrial e de mineração, sendo hoje reconhecido pela União Europeia como um território "em transição".

Em decorrência de seu pronunciamento, Gurgel foi convidado para integrar a Abema aos contatos com os governos subnacionais de todo o mundo que abordam as questões da resiliência.
F: abema.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário