segunda-feira, 23 de julho de 2012

IDEMA INVESTE EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A promoção de educação ambiental, bem como a conscientização da sociedade para a preservação do meio ambiente, é um dever do poder público estabelecido pela Constituição Federal do Brasil. Seguindo essa diretriz, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) está investindo em projetos e ações que buscam desenvolver uma população consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados.

Exemplo destes investimentos é o projeto de educação ambiental “Caravana Ecológica”, no qual será investido agora o total de 1 milhão 625 mil reais, retomando e assegurando a sua realização até 2014. A Caravana é um projeto itinerante que percorre o interior do Estado criando condições para que a população potiguar conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região. Esse trabalho é realizado por meio da promoção de atividades educativas e recreativas. Nos últimos dois anos, o projeto percorreu 36 municípios do RN, beneficiando crianças, jovens e adultos.

O órgão ambiental também investiu no desenvolvimento e implantação dos projetos “Meu Município, Meu Ambiente” e “Circuito Estadual de Cultura Ecológica de Incentivo ao Ecoturismo”. O primeiro deles, também itinerante, consiste na promoção de atividades ambientais com foco na geração de renda para a população local. Nesse projeto, a equipe do IDEMA trabalha principalmente com a promoção de oficinas sobre reaproveitamento e reciclagem de materiais para a confecção de objetos que possam ser futuramente comercializados. O projeto atendeu cinco municípios em 2011, e, até novembro deste ano, terá atendido outras oito cidades.

O “Circuito Estadual de Cultura Ecológica de Incentivo ao Ecoturismo” teve início este ano e também percorre o Estado promovendo atividades de educação ambiental. Nesse projeto, o objetivo maior do órgão é fomentar o turismo local, seja no litoral ou na zona rural.  A iniciativa promove minicursos de turismo ambiental junto às escolas e comunidade locais, abordando conceitos de turismo, ecoturismo, legislação ambiental e visitas técnicas em áreas de proteção ambiental, áreas de preservação permanente e outros monumentos. Até agosto, o projeto terá atendido dez municípios potiguares.

Para a execução dos projetos “Meu Município, Meu Ambiente” e “Circuito Ecológico”, o investimento final do IDEMA será de aproximadamente 650 mil, contabilizadas as edições de 2011 e 2012.

Educação Ambiental do RN entre as melhores do país

De acordo com a coordenadora de educação ambiental do IDEMA, Silvana Gomes, o empenho do órgão na promoção destas atividades vem dando resultados. Presente no 7° Fórum de Educação Ambiental, realizado recentemente em Salvador, a educadora disse que o trabalho de educação ambiental realizado pelo órgão mereceu elogios de inúmeros outros Estados da Federação. “Enchi-me de orgulho ao ver o nosso trabalho ser tão referendado pelos demais entes presentes no evento. O trabalho de educação ambiental promovido pelo IDEMA tornou-se referência no Brasil”, analisa Silvana.

Para a coordenadora, as condições de trabalho ofertadas pelo órgão ambiental são muito boas, o que torna possível o desenvolvimento de projetos eficazes e permanentes. “Os projetos de educação ambiental que possuímos hoje figuram entre os melhores do país, graças aos investimentos do Governo do Estado nessa área. Não se trata de ‘achismo’. São constatações aferidas durante o último Fórum Brasileiro de Educação Ambiental”, afirma a educadora.

Em breve, o setor de educação ambiental do IDEMA dará início a um novo projeto, o “Biomuseologia”. A proposta consiste na criação de um museu biológico a ser implantado nos Ecopostos das Unidades Estaduais de Conservação do RN. De acordo com Silvana Gomes, “o espaço servirá para resgatar elementos da fauna, flora e entidades locais da região em que estão inseridos”.

Para o diretor geral do IDEMA, Gustavo Szilagyi, o investimento em programas de educação ambiental visa à sensibilização da sociedade em busca da conscientização ambiental e consequente mudança de comportamento e atitudes. “Quando fui convidado pela Governadora para assumir a gestão do IDEMA, recebi dela a missão de ampliar os investimentos em educação ambiental no Estado. Como geógrafo e educador, acredito que para criarmos uma sociedade consciente, pautada nos princípios da sustentabilidade, temos que partir da sensibilização ambiental.”

Barco Escola Chama Maré

Além dos projetos citados, o IDEMA mantém ainda o “Programa de Recuperação do Estuário Potengi”, do qual fazem parte duas ações de educação ambiental. A primeira delas é o “Barco Escola Chama-Maré”, que proporciona a alunos e professores da rede pública e privada do Estado, bem como a grupos organizados da sociedade civil, uma embarcação que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental.

O projeto é voltado para uma reflexão crítica sobre questões ambientais do rio Potengi, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, abordando aspectos histórico-culturais, ecológicos, econômicos e sociais. De janeiro de 2011 a junho deste ano, o Barco Escola já atendeu mais de 30 mil pessoas.

A segunda ação educativa do Programa de Recuperação do Potengi é o “Mutirão de Limpeza e Educação Ambiental do Potengi”. Esse projeto consiste na criação de grupos formados por membros da sociedade civil e de instituições públicas e privadas do RN, visando a coleta e pesagem de lixo das margens do estuário. A iniciativa alerta para a importância da preservação do rio para a economia e qualidade de vida do potiguar.

Em sua primeira edição, realizada em 2006, o Mutirão de Limpeza recolheu cinco toneladas de lixo das margens do Potengi. Ao longo das últimas treze edições, o projeto vem conquistando novos adeptos e se consolidando como uma das principais atividades de educação ambiental do Estado.
F: AssCom IDEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário