sexta-feira, 6 de julho de 2012

ARRAIÁ DO SEU OTÁVIO NO BAIRRO PLANALTO REUNE SANTANENSES


 Homero e Betânia, na abertura e puxada de xote marcado

Por motivos técnicos só agora divulgo o Arraiá do seu Otávio, realizado sábado, 30 de Junho, na rua Clodoaldo Caldas no bairro planalto na capital. Desde 2008 que o professor Eurico Carvalho, filho de Otávio e Chiquita, reúne amigos e parentes, fazendo lembrar as origens juninas da comunidade de Serra do Gado em Santana do Matos.  A cada ano tem inovação, sendo esta a 5ª edição que consegue o organizador o consentimento e união dos moradores da rua que se organizam, enfeitam suas áreas, fazem comidas, convidam amigos e fazem a festa até altas horas da madrugada.
Arraiá do Seu Otávio 2012 - Otávio ensaia uma abertura em giro de um xote batido
Esse ano o conjunto Forrobodó, coordenado pelo compositor Juarez e outros bodoenses deram um destaque  de criatividade e descontração.  O dancing em plena rua, mesas nas calçadas, a simplicidade foi a dona da formalidade. As pessoas se divertiram por momentos saudosos, lembrando a tradição e as origens dessa gente. Sendo a maioria santanenses, relembraram o forró pé de serrra e seus costumes. Naquela noite também foi um reencontro de familiares e conhecidos. Lá pelas tantas, aconteceu de improviso o casamento do Arraiá. O noivo querendo despistar o cerimonial, ensaiou uma saída de mansinho, tentou correr, mas, foi pego e casado a força.  O Arraiá se agita, todos comemoram felizes e descontraídos, mais uma família na comunidade. Então, a felicidade contagia e tem inicio a quadrilha improvisada. Renovados e inovados na capital, assim preservados, permanecem nossas origens e nossos valores.

Arraiá do Seu Otávio - Edição 2010 - Eurico na sanfona e Otávio no dancing - Foto no mural
O destaque é Otávio, 73 anos, recém recuperado de um problema de saúde, irradia simpatia, falando com todos, passando por todas as mesas. Cumprimenta parentes, amigos, toca pandeiro, dança forró e puxa a quadrilha com uma energia invejável. Um painel expõe fotos do Arraiá em anos anteriores, um destaque que chama à atenção dos curiosos pelo carinho como é feita a festa, sendo registrada, oportunizando a história dos santanenses na capital onde comemoram a época junina com o melhor dos sentimentos sertanejos. Na 5ª edição o Arraia do seu Otávio teve a presença de santanenses que se deslocaram do município para a festa, inclusive dois vereadores, sintonizando o termômetro popular do Arraiá. Foi destaque a organização dos responsáveis pelo evento.
 Arraiá do Seu Otávio, edição 2011 - Foto no Painel - Lampião e Maria Bonita ( Eurico e Angela )


Nenhum comentário:

Postar um comentário