quinta-feira, 14 de junho de 2012

SETHAS PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES DE IDOSOS EM PARCEIRA COM CONSELHO E PROFISSIONAIS

Capacitar profissionais cuidadores de idosos e técnicos de instituições de longa permanência para idosos  visando o aprimoramento dos seus conhecimentos sobre o processo de envelhecimento e de suas práticas em seu cotidiano é o principal objetivo da 4ª Capacitação para Profissionais das Instituições de Longa Permanência para Idosos. A abertura do evento organizado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS, em parceria com o Conselho Estadual do Idoso, acontece no próximo dia 18 de junho, às 9h, no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, na avenida Jaguarari, em Lagoa Nova, Natal.  

Durante os quatros dias do encontro – até 21 de junho  – os profissionais cuidadores de idosos e técnicos de instituições de longa permanência para idosos de Natal e do interior do Estado poderão participar de oficinas e mesas redondas ministradas por técnicos da SETHAS, do Conselho Estadual do Idoso, psicólogos, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas e mestres em enfermagem, abordando diversos temas, entre os quais "Novos olhares sobre o envelhecimento", " Cuidador de idosos: porque capacitá-lo", " Noções básicas para cuidadores de idosos" e " Violência e maus tratos contra a pessoa idosa - é possível prevenir e superar".

Dia Mundial do Idoso
A SETHAS também está repassando aos municípios potiguares sugestões sobre as ações que devem ser desenvolvidas pelo transcurso do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que transcorre nesta sexta-feira (15). O documento tem o objetivo de aprofundar a discussão com vista ao envolvimento do poder público e da sociedade no combate a toda e qualquer forma de violência contra a pessoa idosa.

Entre outras ações, sugere a realização de seminários com temas relacionados ao combate de violência contra a pessoa idosa, estatuto do idoso, o plano de ação para o enfrentamento da violência contra o idoso e a política nacional da redução de acidentes e violência, junto a Associações, Conselhos Municipais de Direitos dos Idosos, Delegacias Especializadas e o Ministério Público. Os municípios também poderão programar a realização de caminhadas intergeracionais e visitas aos abrigos.

Entre as principais violências contra as pessoas idosas estão: violência, maus-tratos e abuso físico, sexual, psicológico, econômico/financeiro, abandono e negligência, que se refere à recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos.
F: AssImp SETHAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário