terça-feira, 5 de junho de 2012

SEMARH ASSINA CONVÊNIO PARA O INÍCIO DOS TRABALHOS DO COMITÊ DO RIO APODI/MOSSORÓ

Rio Apodi
A assinatura do convênio para a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, ocorrerá nesta quarta-feira (6), às 19h, no Teatro Dix-huit Rosado na cidade de Mossoró. O documento será assinado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales e o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques.
O evento integra as comemorações da Semana do Meio Ambiente 2012. O Comitê de Bacia é um órgão que tem como objetivo tomar decisões, estabelecer normas e emitir avaliações para gerenciar as águas na bacia onde atua. Este colegiado é formado por representantes do poder público federal, estadual e municipal, usuários de água e sociedade civil. Qualquer pessoa que se interesse por estas discussões pode participar do Comitê.
A Fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) será a responsável por executar o trabalho de mobilização e organização das plenárias para a eleição dos membros do Comitê. No final de junho, a Agência Nacional de Águas (ANA) dará um curso para os responsáveis por este trabalho na FUERN. O próximo passo a ser dado neste processo são as mobilizações que ocorreram nos 52 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró.
O Rio Grande do Norte já possui os comitês das Bacias Hidrográficas do Piranhas-Açu, Pitimbu e Ceará-Mirim. A bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró possui uma área de 14.276 quilômetros quadrados.
Os municípios da Bacia do rio Apodi/Mossoró são Açu, Mossoró, Água Nova, Alexandria, Almino Fonso, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Felipe Guerra, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho D’água do Borges, Paraná, Paraú, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Upanema, Vinha Ver e Viçosa.
Evento
Na realização deste evento em Mossoró, a Semarh conta com a parceria da ONG DNA - Defesa da Natureza e dos Animais, que realiza a Semana de Meio Ambiente de Mossoró entre os dias 5 e 8 de junho, tanto no Teatro Municipal Dix-huit Rosado como na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

F: AssImp SEMARH

Nenhum comentário:

Postar um comentário