quarta-feira, 27 de junho de 2012

IBAMA FAZ PALESTRA SOBRE SITUAÇÃO DOS LIXÕES, MATADOUROS E LIMPA-FOSSAS DO RN

A situação dos lixões, matadouros e imunizadoras (“limpa-fossas”) é tema da palestra que vai ser apresentada pelo Ibama na próxima sexta-feira, 29/06, às 9h. O quadro é bastante preocupante, já que esses empreendimentos são grandes fontes de poluição e contaminação do solo, das águas e também dos alimentos (ver fotos em anexo). Desde 2009, o Ibama vem multando e embargando dezenas de empreendimentos desse porte que se encontram em situação ilegal, mas as irregularidades persistem. Utilizando linguagem acessível a jovens a partir dos 12 anos de idade, os analistas do Ibama pretendem expor o cenário atual e os possíveis desdobramentos dessa urgente questão ambiental do RN.
A palestra faz parte do projeto Doc Natal - ambiente e é aberta a todos os interessados. Quem assistir à palestra poderá participar também de um workshop que orienta como produzir boas imagens de vídeo com câmera fotográfica ou telefone celular. O auditório do Ibama fica na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1399, Tirol, Natal. Tel.: 3342-0430.
(Fotos arquivo Ibama RN: detalhes de matadouros em municípios do Seridó potiguar: sem higiene no estabelecimento, trabalhadores sem equipamentos, carnes e vísceras manipuladas no chão, animais dentro dos matadouros, carcaças e resíduos jogados diretamente no ambiente.)
Projeto doc Natal – ambiente 
O projeto Doc Natal – ambiente, é uma inciativa de analistas ambientais e de estudantes de cinema que abriram mão de produzir um documentário da maneira tradicional, individualista, para realizar uma obra compartilhada com os natalenses. Fundamentado no slogan O que está errado com o meio ambiente na sua cidade? Não fale; filme o projeto quer estimular a população a produzir pequenos vídeos sobre a situação ambiental em seu município. Os melhores vídeos serão compilados num documentário que pretende retratar a percepção dos cidadãos sobre os problemas ambientais na região metropolitana de Natal.
Além de não ter finalidade lucrativa, o projeto vai compor um arquivo com as imagens que forem produzidas. O arquivo será disponibilizado aos órgãos públicos de meio ambiente ou de planejamento para ajudar na elaboração de projetos ou na tomada de decisões.
Para participar do projeto basta gravar os vídeos e encaminhar aos organizadores com as informações básicas e a autorização de uso das imagens. Menores de idade podem participar, desde que com a autorização dos pais ou responsáveis. As imagens não precisam ser profissionais, podendo ser captadas através de câmeras fotográficas ou mesmo telefones celulares.
Para os que quiserem se aprofundar nas questões ambientais ou melhorar sua performance na gravação de vídeos o Ibama oferece uma série de palestras sobre temais atuais do RN, além de um workshop sobre produção de imagens. Todas as atividades são abertas e gratuitas. O Doc Natal – ambiente tem apoio do Ibama, da Universidade Potiguar (UNP) e da Ecoprimus Consultoria Ambiental.
Maiores informações sobre o Doc Natal – ambiente ou sobre as palestras estão disponíveis no site www.ecoprimus.com
Veja no anexo a programação de palestras e workshops do Doc Natal – ambiente.
Veja o clip do Doc Natal – ambiente no Youtube
F: AssCom IBAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário