segunda-feira, 16 de abril de 2012

SETHAS PROMOVE ENCONTRO PARA INCLUSÃO DE ANALFABETOS CADASTRADOS AO BOLSA FAMÍLIA AO BRASIL ALFABETIZADO

Aberto na manhã desta segunda-feira (16), no auditório da Emater, em Natal, o 1º Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família, voltado para secretários municipais das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social de 109 municípios potiguares, distribuídos em duas turmas: manhã e tarde. Pela manhã, participaram do encontro secretários de 60 cidades do Rio Grande do Norte. À tarde, estarão reunidos secretários de outros 49 municípios.

ALFABETIZAR
Este mesmo evento será realizado no dia 25 deste mês, em Mossoró, e vai reunir secretários municipais de 58 municípios das regiões do Alto e Médio Oeste.

O secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas, Luiz Eduardo Carneiro Costa, abriu o evento, em Natal, afirmando que espera, enquanto governo, que esta parceria (Saúde, Educação e Assistência Social) leve as famílias cadastradas no programa Bolsa Família à emancipação econômica e social. “Investir em educação, saúde e assistência social é um caminho longo, mas é o caminho para o desenvolvimento e justiça social”, frisou.

O 1º Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família debate estratégias, articuladas entre as três áreas de governo – Saúde, Educação e Assistência Social – para a inclusão dos analfabetos inscritos no Bolsa Família no Programa Brasil Alfabetizado.

A meta é fazer com que,
após a realização dos encontros, os gestores municipais encaminhem aos postos de inscrição do Programa Brasil Alfabetizado em seus municípios todos os membros das famílias inscritas no Bolsa Família que não tenham nenhuma escolaridade e que, posteriormente, incluam estas pessoas em projetos de qualificação profissional.

O 1º Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família: um olhar integrado pelo caminho da alfabetização é uma promoção da Sethas, em parceria com as secretarias estaduais de Saúde (Sesap) e Educação (SEEC).

BRASIL ALFABETIZADO
O Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação-MEC, tem por objetivo elevar a escolaridade dos jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada. Os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS e do MEC estão trabalhando juntos na priorização da matrícula dos cidadãos inscritos no Cadastro Único e dos beneficiários do Programa Bolsa Família nas turmas do Brasil Alfabetizado. 
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário