quinta-feira, 19 de abril de 2012

SETHAS PROMOVE ENCONTRO ENTRE GESTORES DO BOLSA FAMILIA EM MOSSORÓ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Objetivo é discutir a inclusão de analfabetos beneficiários do Bolsa Família no Programa Brasil Alfabetizado

INTEGRAÇÃO

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas promove na próxima quarta-feira, dia 25, em Mossoró, um encontro entre gestores municipais do programa Bolsa Família. O evento será realizado no auditório do SESI, no horário das 8h ao meio-dia, e vai reunir Secretários Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social
de 58 municípios das regiões do Alto e Médio Oeste, além de representantes das Diretorias Regionais de Educação (DIREDs) e Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs) do polo Mossoró.

O 1º Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família, debate estratégias, articuladas entre os gestores das três áreas – Saúde, Educação e Assistência Social –
com o objetivo de garantir a inclusão dos analfabetos beneficiários do Bolsa Família no Programa Brasil Alfabetizado. 

Na última segunda-feira (16), encontro semelhante foi realizado em Natal e reuniu cerca de 180 participantes, entre secretários municipais e representantes das DIREDs e URSAPs de 109 municípios potiguares.
A meta é fazer com que, após a realização dos encontros, os gestores municipais encaminhem aos postos de inscrição do Programa Brasil Alfabetizado, em seus municípios, todos os membros das famílias inscritas no Bolsa Família que não tenham nenhuma escolaridade e que, depois, incluam estas pessoas em projetos de qualificação profissional.

O secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas, Luiz Eduardo Carneiro Costa, participa do evento em Mossoró. Ele ressaltou que a integração entre os três setores do Programa Bolsa Família – Saúde, Educação e Assistência Social,
responsáveis por monitorar o cumprimento das condicionalidades do programa por parte das famílias beneficiadas – “é fundamental para possibilitar às famílias cadastradas no programa emancipação econômica e social”.

São consideradas condicionalidades do programa Bolsa Família: na área da Educação,  manter crianças e adolescentes de seis a 17 anos na escola; na área da Saúde: manter atualizado o calendário de vacina das crianças de até sete anos, e na área da Assistência Social: a participação de crianças e adolescentes de até 16 anos nas atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infatil (PETI). Para as grávidas beneficiárias do Bolsa Família, exige-se a realização de consultas do pré-natal, conforme o calendário do Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte, atualmente, 349.376 famílias são beneficiárias do programa Bolsa Família.

Já o Programa Brasil Alfabetizado
tem por objetivo elevar a escolaridade dos jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada.
F: AssImp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário