segunda-feira, 16 de abril de 2012

SETHAS ARTICULA INCLUSÃO ANALFABETOS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA NO BRASIL ALFABETIZADO

ENCONTROS REGIONAIS
A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas promoverá dois encontros regionais, em parceria com as secretarias estaduais de Saúde (Sesap) e Educação (SEEC), cujo objetivo é de articular a inclusão dos analfabetos inscritos no Programa Bolsa Família no Programa Brasil Alfabetizado.

O 1º Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família será realizado, em Natal, nesta segunda-feira (16), no auditório da Emater, no Centro Administrativo, reunindo 180 participantes de 60 municípios. Já o encontro que será realizado em Mossoró, no próximo dia 25, vai reunir outros 174 participantes de 58 municípios.

O público alvo dos encontros regionais são os secretários municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde. O secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas, participa da abertura dos dois eventos.

Após a realização dos encontros, os gestores municipais devem inscrever no Brasil Alfabetizado todos os membros das famílias inscritas no Bolsa Família que não tenham nenhuma escolaridade; incluir estas pessoas nos cursos de qualificação profissional e promover a sua inserção no mercado de trabalho formal, assegurando a elas uma alternativa de ocupação e renda, e, no futuro, a emancipação destas famílias das políticas públicas sociais.

BRASIL ALFABETIZADO
O Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação-MEC, tem por objetivo elevar a escolaridade dos jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o MEC estão trabalhando juntos na priorização da matrícula dos cidadãos inscritos no Cadastro Único e dos beneficiários do Programa Bolsa Família nas turmas do Brasil Alfabetizado.
A integração entre os programas é uma ação complementar à transferência de renda e visa elevar a escolaridade e reduzir os índices de analfabetismo como estratégia para a superação da pobreza.

A inclusão dessas pessoas no Programa Brasil Alfabetizado, no entanto, não é exclusividade dos beneficiários do Programa Bolsa Família ou das pessoas inscritas no Cadastro Único. Estas, têm apenas prioridade. Se no momento da busca pelas pessoas que se declararam analfabetas na inscrição no Cadastro Único forem detectadas outras pessoas com 15 anos ou mais, mesmo não estando cadastradas, mas são analfabetas, o gestor municipal do Programa Bolsa Família deve encaminhá-las ao local de matrícula do Brasil Alfabetizado.
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário