quinta-feira, 26 de abril de 2012

“HISTORIANDO APELIDOS" É O NOVO LIVRO DE MARCOS MEDEIROS

Resgatando a memória dos santanenses através de seus apelidos, o escritor Marcos Medeiros, publica para a posteridade os cognomes engraçados, suportáveis ou indesejáveis de gerações passadas. – Prevenido, o feitiço antecipou-se ao feiticeiro - e teve até bom gosto. Ao menino esperto e inteligente, o nome virou propriedade pelas virtudes demonstradas: Marcos de Alzemir! Assim ficou mais conhecido em Santana do Matos ao morar parte da infância e adolescência.
Capa do Livro
Trinta anos depois Marcos Medeiros com criatividade escreveu Historiando Apelidos, embalado numa narrativa em cordel com conotações formais de métrica, rima e ritmo que acrescenta ao conteúdo uma leitura com magia poética. O livro tem um valor sociocultural muito forte para a cidade, envolvente, citando pessoas, vislumbrando-se tradições e costumes do lugar. Uma leitura que vai despertar curiosidade em todas as gerações santanenses.

Historiando Apelidos tem sua primeira data de lançamento na festa de Reencontro de Santanenses 2012.1 a ser realizado em Natal dia 05/-5/2012. O autor estará presente disponibilizando os exemplares ao preço de R$ 20,00 ou para quem desejar presenteá-lo aos amigos tem promoção de 3 unidades por R$ 50.00.

Marcos Medeiros
Historiando Apelidos - tem marcador de agenda para outros lançamentos:

• 05/05/2012 ) Na festa de Reencontro de Santanenses 2012.1 em Natal
• 14/06/2012 (a ser confirmado)
• 21/07/2012 (a ser confirmado)

Marcos Medeiros
Nascido em Natal a 12 de setembro de 1953, passou boa parte da infância e adolescência em Santana do Matos-RN, onde realizou sua escolarização básica. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), obteve o grau de Mestre em Melhoramento de Plantas na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o de Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Professor por opção, ministrou aulas em várias escolas públicas e privadas da capital potiguar. Na UFRN, instituição pela qual se aposentou recentemente (16/03/2011) lecionou disciplinas de Genética para os Cursos de Ciências Biológicas, Ecologia, Biomedicina, Zootecnia, Enfermagem, Nutrição e Medicina. Ainda na UFRN, criou a disciplina “Métodos Lúdicos Aplicados ao Ensino da Biologia”, além de ministrar cursos de formação de docentes no interior do estado.

Marcos Medeiros é membro da:
* Academia Norte-riograndense de Literatura de Cordel,
* Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) e
* Comissão Estadual do Folclore. É autor da Coleção de Cordéis Biológicos.

Livros publicados:
* Universo Encantador Da Biologia;
* Vários Tons Da Genética ;
* Apologia Das Plantas;
* A Dança Dos Cromossomos;
* Lagarto do Folhiço e

* Guriatãs e Muçambês - sendo este o mais recente e o primeiro em crônicas da sua produção literária. Conta com mais de 50 cordéis entre publicados e inéditos. 

Contatos do autor:
Marcos Antônio de Andrade Medeiros
mantonio_medeiros@yahoo.com.br
(84) 3231-4862 / (84) 9188-8757


Um comentário:

  1. Caro Dutra,

    Antes de mais nada, quero agradecer sua gentileza e palavras benevolentes a respeito de mim e do meu livro HISTORIANDO APELIDOS. No entanto, preciso pedir para o nobre amigo retificar o nome de meu pai. Ele tem nome de uma casa de editores de judeus holandeses e por isso o nome exótico ELZEVIR. Mas, para descontrair mando uma série de nomes que o povo santanense passou a chamá-lo e, ele, do alto do seu bom humor, dava boas risadas e comentava conosco a cada nominação diferente surgida.
    Só para citar algumas: ALZEVIR, EZELVIR, ZÉ LEVIR, seu ZEVIR, e decerto ALZEMIR como você grafou.
    Um abraço,
    Marcos Medeiros.

    ResponderExcluir