quarta-feira, 28 de março de 2012

QUINTA, 29, FRENTE DA CRIANÇA DISCUTE SÍNDROME DE DOWN

Vereadora Júlia Arruda promove audiência na Câmara de Natal

topoA vereadora Júlia Arruda (PSB) coordena na manhã da desta quinta-feira (29), a partir das 9h, a primeira reunião da Frente Parlamentar Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do ano de 2012. O evento será realizado no plenário da Câmara Municipal de Natal e terá como tema central a criação de políticas públicas que visem a otimização do processo de inclusão das pessoas com Síndrome de Down no município de Natal.

A sessão, que é alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no último dia 21 de março, contará com a presença de gestores municipais, estaduais e representantes do Ministério Público, e terá o objetivo de estimular o debate acerca dos desafios enfrentados por estes cidadãos.

Na avaliação da vereadora, a discussão em torno dos interesses das pessoas com Down é de extrema relevância para a obtenção de uma sociedade verdadeiramente igualitária. “Mais do que garantir os direitos básicos dos deficientes, devemos trabalhar para que a sociedade seja capaz de fornecer os meios para que estas pessoas se sintam confortáveis no exercício de sua cidadania”, destacou.

Segundo ela, a temática da inclusão deve ser trabalhada entre as crianças desde o início de seu ciclo educacional, portanto instituições como a família e a escola devem chamar para si a responsabilidade de ensinar desde cedo valores como respeito e igualdade de direitos. “É dever do Estado preparar os ambientes escolares para receber as crianças com a Síndrome de Down. Para isso, são precisos investimentos para incrementar a formação pedagógica dos educadores, bem como na melhoria da estrutura física das unidades de ensino, que devem ser acessíveis às crianças com Down assim como às crianças que porventura apresentem qualquer deficiência física ou mental”, destacou.

SERVIÇO
Reunião da Frente em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Data: 29/03/2012
Local: Câmara Municipal de Natal
Horário: 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário