quinta-feira, 8 de março de 2012

MENSAGEM DO SENADOR AGRIPINO MAIA ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 
Senador José Agripino Maia (DEM/RN) e a esposa  Anita Louise Catalão Maia 

MENSAGEM


Neste ano, o Dia Internacional da Mulher merece, além das congratulações habituais, uma reflexão especial sobre a participação feminina na política do Brasil. No último dia 24 de fevereiro, a regulamentação do voto feminino completou 80 anos. Em comparação a outros países, o Brasil pode ser considerado pioneiro. E, nesse cenário de pioneirismo, as mulheres do nosso Rio Grande do Norte costumam ser destaque. 
              É válido lembrar que a primeira eleitora registrada no país foi a potiguar Celina Guimarães, que cinco anos antes (em 1927), invocou o artigo 17 da lei eleitoral do RN e, em 25 de novembro de 1927, deu entrada em uma petição requerendo a inclusão no rol dos eleitores. O juiz Israel Ferreira Nunes deu parecer favorável, incluindo-a no entre os eleitores e enviou telegrama ao presidente do Senado Federal pedindo, em nome da mulher brasileira, a aprovação do projeto que instituía o voto feminino.
              Celina Guimarães, Alzira Soriano, Berta Lutz, Nísia Floresta são mulheres que inspiram e merecem nossa reverência. O Democratas prioriza o incentivo, respeito e a atuação feminina na vida pública do país por acreditar que a mulher acrescenta em conteúdo e melhora a forma. Em outubro teremos eleições municipais e, mais uma vez, fazemos questão de estimular a ampliação da representatividade feminina em todas as esferas do poder.
As potiguares, o meu apreço e a minha homenagem por este 8 de março de 2012.

Senador José Agripino
Presidente Nacional do Democratas

Nenhum comentário:

Postar um comentário