quinta-feira, 1 de março de 2012

DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA E CNTE SÃO RECEBIDOS PELO PRESIDENTE MARCO MAIA

A deputada Fátima Bezerra e integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação- CNTE, foram recebidos nesta quinta-feira (01/03)  pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Na pauta, o pedido de suspensão da  votação do recurso que altera  o critério do  cálculo do reajuste do  novo piso salarial  dos profissionais de educação.
Segundo Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE , ao se adotar o reajuste do piso salarial apenas   pelo INPC , a categoria não teria ganho  real em termos salarial. Franklin ressaltou  ainda a importância da atuação da deputada   para a manutenção do  piso salarial,  que teve um  reajuste  de 22,22%.  “ A  deputada Fátima é uma militante  histórica em nossa luta na busca de um salário digno ao professor, sempre atuando  com uma postura  firme que se reflete, mais uma vez,  nessa iniciativa de propor a busca  do diálogo para que possamos alcançar um consenso.”
Segundo  Fátima,  a lei  11.738, que trata da unificação do piso salarial,  foi aprovada em  2008   depois de  um intenso e amplo debate envolvendo não só o Parlamento,  mas também os representantes dos gestores  e trabalhadores da educação  e teve sua constitucionalidade reafirmada pelo Supremo Tribunal Federal.  O debate  agora é em torno  do artigo 5º da lei  que trata do reajuste do piso salarial.  “Fizemos um apelo ao deputado Marco Maia no sentido de suspender a votação do recurso em plenário  já que temos tempo suficiente para promover o dialogo e o entendimento entre todos os envolvidos. A   própria CNTE   já reafirmou   sua disposição para sentar e negociar.”
Diante das argumentações, Marco Maia  foi sensível e propôs a criação  de uma comissão informal como um canal de negociações entre os representantes das prefeituras, governadores, professores  e o governo federal para se buscar  um consenso que garanta a  sustentabilidade da política  de valorização do magistério .
Participaram também  da audiência  os deputados  Artur Bruno ( PT/CE), Weliton Prado (PT/MG) e Antonio Lisboa, da CUT
F: AssImp 

\












Nenhum comentário:

Postar um comentário