quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

"RELÓGIO DO APOCALIPSE" É ADIANTADO EM UM MINUTO

Robert Socolow, professor da Universidade de Princeton, ao lado do Relógio do Apocalipse durante simpósio (Foto: AFP)
O "Relógio do apocalipse" foi adiantado em um minuto nesta terça-feira e agora ele marca cinco para a meia noite, ou o fim do mundo. Criado em 1947 por cientistas atômicos americanos, ele leva em consideração o estado dos arsenais nucleares mundiais, biossegurança e clima, entre outros fatores, para estimar o quão próximo a Humanidade pode estar da extinção. Na decisão deste ano, as mudanças climáticas ganharam peso. A última vez que o relógio havia sido movido foi em 2007, quando o otimismo em torno da eleição do presidente dos EUA Barack Obama aumentou as esperanças de uma maior cooperação mundial e levou-o a marcar seis minutos para a meia noite.

- Está claro que as mudanças que pareciam estar ocorrendo naquela época não se materializaram - explicou Lawrence Krauss, copresidente do "Boletim dos Cientistas Atômicos", responsável pelo relógio. - Hoje, diante do perigo real e imediato da proliferação nuclear, das mudanças climáticas e do contínuo desafio de encontrar novas fontes de energia sustentáveis, os líderes mundiais continuam a agir como se tudo estivesse bem.

O "Relógio do apocalipse" esteve mais próximo de marcar o fim do mundo, em dois minutos para a meia noite, em 1953, no auge da Guerra Fria e quando tanto EUA quanto a extinta União Soviética testaram armas termonucleares. Já em 1991 ele atingiu seu ponto mais afastado, 17 minutos para a meia noite, quando os dois países assinaram um ambicioso tratado de desarmamento e a chamada "cortina de ferro" se abria.
F: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário