segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

LISTE OBJETIVOS PARA VOCÊ ORGANIZAR SUA VIDA EM 2012


A chegada de um Ano Novo representa um novo ciclo de desejos pessoais e objetivos profissionais que extrapolam as felicitações da noite de Réveillon. Cada pessoa deve ter em mente que, com o advento do mês de janeiro, começa a temporada de planejar seu futuro. Se você está noivo há algum tempo e deseja se casar, esta é a época de repensar os seus planos (e colocá-lo em prática!). Se pretende comprar um carro ou financiar um apartamento, aproveite para organizar suas finanças. Cuidar da saúde, viajar, comprar um carro, pagar as contas e sair do vermelho. São muitos planos e muitos objetivos. Em ano eleitoral, até votar bem se torna um sonho, a julgar pelas frequentes más escolhas da população, que traz consequências por quatro anos.

O Poti/Diário de Natal listou desejos de novos rumos, os mais comuns para quem tem vida pessoal e profissional estabilizada ou se encaminha para deixá-la estável. Convidamos especialistas, consultores, profissionais de saúde e nutrição, entre outros, para prestar depoimentos que orientem de forma prática como você pode organizar sua vida, seu tempo e seu orçamento, para concretizar seu sonho de Ano Novo. Ao nosso leitor, desejamos que esse sonho seja realidade ao longo dos 365 dias, e não apenas mais um desejo na noite da virada.
 1 - Cuidar da saúde
"Dentre os desejos e resoluções para o ano que se inicia, cuidar da saúde deve estar no topo da nossa lista, uma vez que o corpo saudável vai nos proporcionar a energia necessária para seguirmos com o curso de nossas vidas e buscarmos alcançar nossos objetivos. As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte atualmente e a melhor estratégia para evitar o seu aparecimento é a prevenção através do combate aos fatores de risco responsáveis por tais doenças. Hoje, sabemos que a hipertensão arterial sistêmica, o diabetes mellitus, a dislipidemia (aumento dos níveis sanguíneos de colesterol ou triglicerídeos), o tabagismo, o sedentarismo, a obesidade e o estresse da vida contemporânea são os mais frequentes e significativos, dentre outros. A maioria deles, se não todos, podem ser combatidos ou prevenidos com mudanças no estilo de vida. A população tem adquirido hábitos alimentares muito ruins nas últimas décadas, especialmente com o aumento do poder de compra do brasileiro recentemente. O stress da vida cotidiana desestimula a prática de exercícios, pela constante fadiga que gera, ao passo que muitos usam o tabagismo como 'antídoto anti-stress'. Apesar de tudo, as pessoas não devem perder o foco no seu futuro, na sua qualidade de vida. Dessa forma, disciplinar a rotina, abrindo espaço para os exercícios físicos, controlando a alimentação (de preferência com auxílio de nutricionista), respeitando os horários de sono e lazer, aliados a avaliações médicas de rotina, ajudarão para que o ano novo seja diferente. Em 2012, faça o melhor por você, cuide-se".

2 - Passar em um concurso/vestibular
"Primeiro a pessoa tem que estabelecer qual o concurso que tem em mente para passar ou em qual área ela pretende ser aprovada. Existe uma infinidade de concursos e não é eficiente atirar para todos os lados. Provavelmente isso levará mais tempo. Existem diferença de disciplinas em cada área. Escolhendo a área é possível saber o conjunto de disciplinas que vão cair nas provas: fiscal, policial, administrativa, bancária, entre outras. A meta tem que ser escrita. Coloque num papel: 'Até dezembro quero passar no concurso tal', por exemplo. Depois é preciso verificar quais as disciplinas que o concurso exige. Também é necessário fazer um planejamento de estudos para atingir essa meta. Saber, entre outras coisas, quantas horas do dia você terá para estudar. Qual a forma de estudo? Uma ou duas disciplinas por dia? Tem que planejar e cumprir o prazo. Algumas pessoas conseguem passar sem ajuda. Outras, as mais verdes e inexperientes, precisam recorrer a um cursinho. Isso dará a ela um norte. Os cursos preparatórios, por ter outros alunos, professores experientes, podem dar dicas, macetes, mostrar o caminho das pedras que catalisa, ou seja, acelera o processo de estudos. E consequentemente a aprovação. Ah, importante: se você escolheu uma área que exija testes físicos, paralelamente ao estudo, é preciso se preparar para esses exames ou atividades físicas. É bom, inclusive, para que a pessoa se sinta mais disposta. Se formos pensar nesse processo como uma linha de produção, para que a engrenagem possa funcionar bem é preciso óleo. Fazendo uma metáfora, nesse planejamento, o óleo seria a motivação. Sem motivação e foco no objetivo, é muito fácil esse planejamento ser frustrado no meio do caminho. Isso significa que não é para desanimar se o concurso se a pessoa escolheu tem menos vagas do que o esperado, ou se não conseguiu passar no primeiro vestibular. É preciso pensar positivo sempre".

3 - Sair do vermelho
"São cinco passos. O primeiro é calcular o tamanho da dívida. Peça à empresa ou ao banco que concedeu o empréstimo um demonstrativo com os valores discriminados da dívida total. O ideal é ter os documentos com os valores de todas as dívidas adquiridas. Segundo, cheque os valores a serem pagos. Avalie quais são as taxas e valores cobrados junto com as dívidas. Veja se todas as cobranças estão dentro do estabelecido no contrato, inclusive as taxa de juros. É possível que haja cobranças indevidas. Terceiro, renegocie. Com os valores da dívida em mãos, retorne ao local em que ela foi adquirida e peça uma renegociação. Chore por descontos, melhores juros e prazos maiores, pois o credor tem interesse em receber o dinheiro. O quatro passo é cortar gastos. Considere quais são os gastos essenciais, como alimentação do dia-a-dia, os básicos como despesas com moradia, os contornáveis - que trazem benefícios, mas podem ser descartados, e os desnecessários. Quinto passo: eduque-se financeiramente. Organize-se para não voltar a ficar endividado. Fazer um orçamento mensal e anual é o mais indicado. Use o cartão de crédito de forma inteligente, ou seja, para organizar as finanças e concentrar o pagamento das contas mensais. Organize-se para pagar sempre todo o valor da fatura, e não somente o valor mínimo. O cheque especial deve ser usado apenas em casos de emergência, como gastos com saúde".

4 - Votar certo
"É interessante que, depois de tantas lutas para que fosse assegurado o direito ao voto, o brasileiro não o trate com a merecida seriedade. Encarar o voto como um desejo, um sonho, é algo do passado. Hoje, o eleitor costuma não fazer de seu voto um compromisso democrático: ou vota por interesse particular imediato, ou simplesmente não se interessa pelo voto. É preciso resgatar a ideia de que o voto é um instrumento de realizações de sonhos, embora de sonhos coletivos, para afirmação de uma sociedade mais igualitária e com amplos horizontes de oportunidades econômicas. O compromisso do candidato é diretamente proporcional ao compromisso do eleitor. Por isso, é preciso que o eleitor rejeite qualquer tentativa de privatização do seu voto. Votar por interesse particular imediato significa desobrigar o eleito de trabalhar em prol da coletividade. Isso é intuitivo: se o candidato já cumpriu seu compromisso imediato com o eleitor, como pode ser exigido no exercício do mandato? Por isso, o eleitor deve evitar a vendade voto ou se impressionar com campanhas nababescas, cujo objetivo nada mais é do que ludibriá-lo quanto às verdadeiras e más intenções do candidato. Por isso, é preciso analisar cada candidato e votar bem. A felicidade também depende disso".

5 - Adquirir a casa própria

"O déficit habitacional no Brasil ainda é muito grande, mas hoje, com as facilidades de crédito que o Governo Federal dá, o sonho da casa própria é algo que facilmente pode ser realizado. Com a liberação do crédito, há muito mais facilidades e opções de financiamento, inclusive com subsídios pagos pelo governo. Uma sugestão que faço é usar o 13º salário. Se a pessoa não acumula dívidas isso facilita, porque pode usar o dinheiro para fazer algum investimento. Outra opção é usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O décimo somado ao FGTS já dá para dar uma boa entrada para poder financiar a diferença na casa ou apartamento. Hoje em Natal está sendo muito comercializado o apartamento de 55 mts2, formados por dois quartos, sendo uma suíte. Há uma grande procura por este tipo de imóvel porque ele satisfaz casais e solteiros que pagaram suas dívidas e estão comprando seu primeiro imóvel. Quem já está mais estabilizado, opta agora por uma segunda residência. Neste caso, há sazonalidade de ofertas porque, normalmente, o interesse é por casas de praia ou no campo. A procura é muito alta entre outubro e janeiro, época em que também há muitas promoções e imóveis mais bem localizados. Se puder comprar nesse período, melhor. É claro que muitas ofertas independem da sazonalidade. É bom que o interessado em qualquer imóvel faça uma simulação com uma instituição financeira e adeque o orçamento à realidade econômica da família. O mais indicado, no caso de financiamento, é dividir o pagamento entre cinco e 20 anos. Mesmo com prestações maiores, quanto antes quitar, melhor. Calculo que, hoje, em Natal, uma família com renda mensal em torno de 6 mil reais pode adquirir uma casa própria sem maiores preocupações com endividamento".

6 - Fazer uma grande viagem
"Sua viagem começa no planejamento. É algo fundamental na decisão de viajar. Essa é uma das fases mais importantes, visto que você precisa se organizar para realizar a viagem dos seus sonhos. Sair pelo mundo tem sido um dos grandes prazeres do homem contemporâneo. Portanto, tire umas férias e faça a sua viagem de acordo com o seu tempo, o seu orçamento e seus interesses particulares. Para viajar são necessários alguns cuidados básicos. Primeiro, escolha o destino, adequando o período com a estação climática de sua preferência. Uma boa opção é escolher uma agência de viagem que seja credenciada à Agência Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-RN) para organizar sua viagem com responsabilidade, eficiência, tranquilidade e segurança. Também procure organizar junto à agência de viagem toda a documentação exigida pelos países escolhidos, caso a viagem seja internacional. Além disso, recorra à companhia aérea que apresenta uma melhor rota para o seu destino, visando obter informações sobre liberação de cartão de crédito, telefone celular e outras necessidades que você julgue necessário. O seguro saúde é de fundamental importância quando a viagem é internacional, para que você possa viajar com tranquilidade. Planejar com antecedência significa economia de tempo e de dinheiro".
7 - Entrar em forma
"Para ficar em forma em 2012 não tente realizar esse desejo de forma rápida, pois não é a forma mais saudável. A atividade física deve ser feita de forma gradual, lenta e de fato incorporar os hábitos saudáveis para a vida toda. Como fazer? Que modalidade praticar? Com que frequência? Em quanto tempo tenho resultados? Comece seguindo as orientações dos profissionais de educação física. Como fazer depende de uma série de fatores, inclusive da individualidade biológica e ele certamente irá indicar as melhores opções. Pratique um exercício que lhe agrade e que esteja ao seu alcance. Isso é importante pra lhe manter motivado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 30 minutos de atividade física por dia, no mínimo cinco dias e se possível em todos. Os resultados serão visíveis em média a partir de quatro semanas de prática. Só que isso vai variar conforme o tipo de atividade, frequência de prática, intensidade e dedicação do praticante. Uma última dica: nada resiste ao trabalho".

8 - Comprar um carro
"Nunca foi problema para o natalense se programar com antecedência, pelo menos não nos últimos cinco anos, para comprar seu carro zero. Crédito fácil, poucas exigências, longo prazo para pagar, promoções de todos os tipos. Porém, o cenário em 2011 foi um pouco diferente. Os bancos e financeiras sofrendo com a alta taxa de inadimplência dos consumidores, restringiram bastante o crédito. Devido a isso, os juros para quem compra um carro, zero ou usado, sem entrada, estão mais altos e a aprovação de crédito bem mais complicada. Muita gente tem preferido partir para o consórcio. É a alternativa ideal para quem quer fugir dos altos juros. Entretanto não é a mais viável para quem precisa do bem em pouco espaço de tempo. A curto prazo, a dica para se conseguir o melhor negócio é aproveitar o saldão que as concessionárias costumam fazer nos primeiros meses do ano com os carros com fabricação do ano anterior, porém modelo 2012, que não diferem em nada dos fabricados no mesmo ano-modelo (2012-2012). Passado esse período, o consumidor deve se programar para conseguir um valor a dar de entrada em busca de barganhar na taxa de juros. A maioria das marcas nacionais possuem taxas especiais subsidiadas pelas montadoras (abaixo de 1% ao mês) que começam com entradas a partir de 30% do valor do veículo, porém, a prazos curtos para pagamento, entre doze e 36 meses, com raras exceções que vale a pena o consumidor conferir. Outra dica interessante é a seguinte: sempre é importante barganhar no preço à vista do veículo, mesmo que ele seja financiado, pois a concessionária sempre recebe o pagamento à vista, ou do cliente ou da financeira. Espero que quem sonha com isso possa começar o ano com seu carro novo na garagem. E o mais importante, sem sustos e erros que possam gerar arrependimentos futuros".
9 - Casar
"Parabéns, você vai casar. Mas e agora, por onde começar? Tudo começa dentro de cada um, no coração, na imaginação, no sonho. Toda noiva (e todo noivo também) idealiza como vai ser este momento único, o dia do 'sim'. Depois de sonhar e idealizar como o casal deseja que seja sua cerimônia e festa, é hora de colocar as coisas em prática. Mas como? Sim, muitos casais têm milhares de dúvidas e é nesse momento que entramos em ação. O primeiro passo é definir quando será. Logo em seguida, quem irá (número de convidados) e onde será. Independentemente de quanto o casal está disposto a gastar, se a celebração será requintada ou mais casual, é necessário um planejamento, tanto financeiro quanto de produtos e serviços que irão ser contratados para o grande dia. A média estipulada para tal é de aproximadamente doze meses antes do casamento, visto que até a data do dia D tudo deverá estar devidamente quitado. O mais importante de tudo é mergulhar de cabeça nesse mundo maravilhoso de festas, sempre com os pés no chão e oolho no bolso. Toda essa preparação é tão prazerosa quanto o dia do 'sim'. Por isso costumamos recomendar que os noivos aproveitem cada momento, pois eles são únicos e inesquecíveis".
10 - Cuidar dos relacionamentos
"Na minha visão, para manter um relacionamento em harmonia, seja um casamento, namoro, ou noivado, é muito importante a palavra 'cuidado'. Refiro-me à palavra 'cuidado' num sentido mais amplo. Sem o cuidado, nenhum relacionamento sobrevive. É fundamental o cuidado em manter intacto o tripé das relações - respeito, confiança e admiração. A rotina massacrante diária e a correria da vida muitas vezes transformam o relacionamento numa coisa previsível, calculada, planejada dentro de uma agenda apressada por causa do número excessivo de afazeres. É preciso novamente cuidado. Cuidado para não deixar a rotina destruir os momentos de prazer em pura obrigação de casal. Cuidar da criatividade, mudança e inovação. E para terminar, é necessário e imprescindível o cuidado com a comunicação, através do diálogo franco, transparente e verdadeiro. Seguindo esses passos simples, porém, nem tão fáceis, qualquer relacionamento nutrido de amor perdurará".

11 -
Comer melhor
"O fato de comer bem é a medida mais eficaz que pode ser tomada para prevenir doenças e como consequência, traz ao organismo o emagrecimento saudável tão desejado que se dá através da perda de gordura e medidas. Para atingir esse objetivo é essencial o habito de quebrar o jejum fazendo cinco a seis pequenas refeições ao dia para ativar o metabolismo e a queima de gordura e ajudar a equilibrar as taxas alteradas. É muito importante que todas as refeições tenham fibras solúveis e insolúveis presentes nos alimentos integrais: arroz integral, sementes de chia e de linhaça, farinha de banana verde, massas integrais, castanhas, verdura crua e frutas. Prefira as frutas que você come com a casca ou bagaço. Elas ajudam a controlar a taxa de açúcar no sangue. Devemos também lembrar que o fígado é um órgão que controla o nosso metabolismo. Portanto é importante se preocupar em não sobrecarregá-lo para que ele deixe o nosso metabolismo trabalhar a todo vapor. As toxinas ambientais e as toxinas presentes nos medicamentose em alguns alimentos sobrecarregam o fígado. Faça uma dieta de detoxificação para limpar o seu fígado tomando bastante água ou chá ao longo do dia, principalmente 600ml de água em jejum ao acordar. Prefira usar alimentos orgânicos, naturais, da terra e diminua sempre o uso de alimentos industrializados que são cheios de conservantes, sódio, corantes e produtos químicos".
F: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário